O CRESCIMENTO DA FROTA DE VEÍCULOS: QUAL É O IMPACTO?

O CRESCIMENTO DA FROTA DE VEÍCULOS: QUAL É O IMPACTO?

​​A evolução do crescimento da frota de veículos no Brasil segue atrelada ao crescimento econômico, além das mudanças de hábitos e também as tendências de mercado. De acordo com o Relatório da Frota Circulante, a idade média da frota de carros no Brasil é de 10 anos e 3 meses, considerando todos os segmentos de automóveis, além dos automóveis leves, caminhões e ônibus. 

Dessa forma, o maior impacto é um envelhecimento em relação aos dados anteriores, que apontavam uma idade média de 10 anos. O ano de 2022 é o oitavo ano seguido em que nota-se esse envelhecimento da frota nacional de veículos

Os números revelam que durante os anos de 2013 até 2021, a idade média aumentou em 1 ano e 10 meses. Para entender melhor sobre o crescimento de frotas, além do seu impacto e as diferenças entre as principais frotas no Brasil, continue a leitura no Blog UseCar e saiba mais sobre esse assunto.

Entenda melhor o impacto que o crescimento da frota de veículos possui no Brasil.

IDADE DA FROTA NO BRASIL

No ano de 2021, os automóveis apresentaram idade média de 10 anos e 5 meses, os comerciais leves de 8 anos e 7 meses, já os caminhões de 11 anos e 11 meses e os ônibus de 11 anos e 1 mês. Comparando aos períodos mais antigos, a idade média dos carros em 2013 era de 8 anos e 6 meses, seguindo para 9 anos e 3 meses em 2016 e em 2019 para 9 anos e 10 meses.

Entre as motocicletas, o relatório apontou idade média de 8 anos e 5 meses em 2021, frente a 8 anos e 4 meses em 2020 e 8 anos em 2019. Do controle de frota de veículos em circulação no Brasil, 24,2% tem até 5 anos, 57,4% tem entre 6 e 15 anos de idade e 18,3% tem 16 anos ou mais. Os números não são muito diferentes considerando apenas o segmento de automóveis: 23,5%, 57,1% e 19,4%, respectivamente.

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LISTA DE VEÍCULOS POR CAPITAL, SEGUNDO IBGE

No site do IBGE, é possível traçar o comparativo da frota entre regiões do Brasil. Na cidade de São Paulo, estão mais de 8 milhões de unidades de veículos – o que torna a frota paulista 8 mil vezes maior do que a de Dois Vizinhos das Missões (RS), com 1044 unidades, por exemplo. 

Abaixo você confere a lista de veículos por capital, segundo o IBGE:

  • São Paulo (SP):  mais de 8,2 milhões 
  • Rio de Janeiro (RJ): mais de 2,8 milhões 
  • Belo Horizonte (MG): mais de 2 milhões 
  • Brasília (DF): mais de 1,8 milhão 
  • Curitiba (PR):  mais de 1,5 milhão 
  • Goiânia (GO): mais de 1,1 milhão 
  • Fortaleza (CE): mais de 1 milhão 
  • Salvador (BA): mais de 915 mil 
  • Porto Alegre (RS): mais de 880 mil 
  • Recife (PE): mais de 680 mil  
  • Manaus (AM): mais de 710 mil 
  • Campo Grande (MS): mais de 590 mil 
  • Teresina (PI): mais de 490 mil 
  • Belém (PA): mais de 450 mil 
  • Cuiabá (MT): mais de 418 mil 
  • Natal (RN): mais de 408 mil 
  • São Luís (MA): mais de 402 mil 
  • João Pessoa (PB): mais de 380 mil 
  • Florianópolis (SC): mais de 350 mil 
  • Maceió (AL): mais de 330 mil 
  • Aracaju (SE): mais de 309 mil 
  • Porto Velho (RO): mais de 270 mil 
  • Boa Vista (RR): mais de 190 mil 
  • Vitória (ES): mais de 190 mil 
  • Palmas (TO): mais de 180 mil 
  • Rio Branco (AC): mais de 170 mil 
  • Macapá (AP): mais de 150 mil

MOBILIDADE URBANA E FROTAS

Hoje, a mobilidade urbana no Brasil passa por um momento de disrupção. De um lado, vemos discussões cada vez mais profundas sobre tecnologia, sustentabilidade, conectividade e estilos de vida mais saudáveis. Por outro, há um abismo entre o peso do custo do transporte na renda das famílias, a disponibilidade de infraestrutura nas cidades de todos os tamanhos e o tempo gasto pelas pessoas para se locomover.

O conceito de se deslocar do ponto A ao ponto B tem sido constantemente modificado por avanços tecnológicos cada vez mais presentes no nosso dia a dia. A transformação acontece tanto nos modelos de negócios — como, por exemplo, os carros por assinatura, que podem ser uma alternativa às compras tradicionais —, mas também nos produtos, com a utilização de opções mais sustentáveis, como o etanol e os carros eletrificados. Mas, para que essa mudança possa acontecer, é importante que os consumidores entendam os fundamentos desses avanços tecnológicos e os benefícios que eles podem trazer.

FROTA DO BRASIL E FROTA DA EMPRESA

Em 2020, a frota total de veículos em circulação no Brasil era de 59.117.648, conforme dados do Sindipeças. Segundo a entidade, desse total: 38.149.197 são automóveis; 12.877.610 são motos; 5.649.895 são comerciais leves; 2.052.000 são caminhões; e 388.946 são ônibus.
Para comparar, a maior frota é a dos Estados Unidos, com 264,19 milhões de unidades, seguido pela China com 162,84 milhões de veículos em circulação.De acordo com os dados da OICA, associação mundial de fabricantes de veículos, a frota brasileira se assemelha à da Alemanha, por exemplo, que tem 48,42 milhões de veículos, ou à da Itália, com 42,24 milhões de veículos.

É muito importante conhecer quais os tipos de frota existentes no Brasil. Os tipos mais comuns de frota são a própria e a terceirizada. Confira:

FROTA TERCEIRIZADA

Nesse modelo, são locados de uma empresa de frota de veículos. Eles ficam à disposição durante o período de vigência do contrato. Uma das vantagens da terceirização de frota de veículos é que toda a parte burocrática, como documentação, impostos e ônus, como manutenção, seguro e depreciação, são custeados pela empresa locadora.

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FROTA PRÓPRIA

Esse tipo é formado por veículos que a própria empresa adquiriu. Há a vantagem da centralização das atividades. Porém, despesas como depreciação, documentação, manutenção, seguro, entre outras, acabam encarecendo a operação.

Agora que você sabe a diferença de frotas, não deixe de conferir os serviços que a UseCar possui. Além dos serviços de carro por assinatura e aluguel de carros, também oferecemos a frota de carros, sendo um serviço de frotas para todo tipo de negócio. Acesse hoje mesmo e confira!

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