Sumário
A evolução do crescimento da frota de veículos no Brasil segue atrelada ao crescimento econômico, além das mudanças de hábitos e também as tendências de mercado. De acordo com o Relatório da Frota Circulante, a idade média da frota de carros no Brasil é de 10 anos e 3 meses, considerando todos os segmentos de automóveis, além dos automóveis leves, caminhões e ônibus.
Dessa forma, o maior impacto é um envelhecimento em relação aos dados anteriores, que apontavam uma idade média de 10 anos. O ano de 2022 é o oitavo ano seguido em que nota-se esse envelhecimento da frota nacional de veículos.
Os números revelam que durante os anos de 2013 até 2021, a idade média aumentou em 1 ano e 10 meses. Para entender melhor sobre o crescimento de frotas, além do seu impacto e as diferenças entre as principais frotas no Brasil, continue a leitura no Blog UseCar e saiba mais sobre esse assunto.

IDADE DA FROTA NO BRASIL
No ano de 2021, os automóveis apresentaram idade média de 10 anos e 5 meses, os comerciais leves de 8 anos e 7 meses, já os caminhões de 11 anos e 11 meses e os ônibus de 11 anos e 1 mês. Comparando aos períodos mais antigos, a idade média dos carros em 2013 era de 8 anos e 6 meses, seguindo para 9 anos e 3 meses em 2016 e em 2019 para 9 anos e 10 meses.
Entre as motocicletas, o relatório apontou idade média de 8 anos e 5 meses em 2021, frente a 8 anos e 4 meses em 2020 e 8 anos em 2019. Do controle de frota de veículos em circulação no Brasil, 24,2% tem até 5 anos, 57,4% tem entre 6 e 15 anos de idade e 18,3% tem 16 anos ou mais. Os números não são muito diferentes considerando apenas o segmento de automóveis: 23,5%, 57,1% e 19,4%, respectivamente.
LISTA DE VEÍCULOS POR CAPITAL, SEGUNDO IBGE
No site do IBGE, é possível traçar o comparativo da frota entre regiões do Brasil. Na cidade de São Paulo, estão mais de 8 milhões de unidades de veículos – o que torna a frota paulista 8 mil vezes maior do que a de Dois Vizinhos das Missões (RS), com 1044 unidades, por exemplo.
Abaixo você confere a lista de veículos por capital, segundo o IBGE:
- São Paulo (SP): mais de 8,2 milhões
- Rio de Janeiro (RJ): mais de 2,8 milhões
- Belo Horizonte (MG): mais de 2 milhões
- Brasília (DF): mais de 1,8 milhão
- Curitiba (PR): mais de 1,5 milhão
- Goiânia (GO): mais de 1,1 milhão
- Fortaleza (CE): mais de 1 milhão
- Salvador (BA): mais de 915 mil
- Porto Alegre (RS): mais de 880 mil
- Recife (PE): mais de 680 mil
- Manaus (AM): mais de 710 mil
- Campo Grande (MS): mais de 590 mil
- Teresina (PI): mais de 490 mil
- Belém (PA): mais de 450 mil
- Cuiabá (MT): mais de 418 mil
- Natal (RN): mais de 408 mil
- São Luís (MA): mais de 402 mil
- João Pessoa (PB): mais de 380 mil
- Florianópolis (SC): mais de 350 mil
- Maceió (AL): mais de 330 mil
- Aracaju (SE): mais de 309 mil
- Porto Velho (RO): mais de 270 mil
- Boa Vista (RR): mais de 190 mil
- Vitória (ES): mais de 190 mil
- Palmas (TO): mais de 180 mil
- Rio Branco (AC): mais de 170 mil
- Macapá (AP): mais de 150 mil
MOBILIDADE URBANA E FROTAS
Hoje, a mobilidade urbana no Brasil passa por um momento de disrupção. De um lado, vemos discussões cada vez mais profundas sobre tecnologia, sustentabilidade, conectividade e estilos de vida mais saudáveis. Por outro, há um abismo entre o peso do custo do transporte na renda das famílias, a disponibilidade de infraestrutura nas cidades de todos os tamanhos e o tempo gasto pelas pessoas para se locomover.
O conceito de se deslocar do ponto A ao ponto B tem sido constantemente modificado por avanços tecnológicos cada vez mais presentes no nosso dia a dia. A transformação acontece tanto nos modelos de negócios — como, por exemplo, os carros por assinatura, que podem ser uma alternativa às compras tradicionais —, mas também nos produtos, com a utilização de opções mais sustentáveis, como o etanol e os carros eletrificados. Mas, para que essa mudança possa acontecer, é importante que os consumidores entendam os fundamentos desses avanços tecnológicos e os benefícios que eles podem trazer.
FROTA DO BRASIL E FROTA DA EMPRESA
Em 2020, a frota total de veículos em circulação no Brasil era de 59.117.648, conforme dados do Sindipeças. Segundo a entidade, desse total: 38.149.197 são automóveis; 12.877.610 são motos; 5.649.895 são comerciais leves; 2.052.000 são caminhões; e 388.946 são ônibus.
Para comparar, a maior frota é a dos Estados Unidos, com 264,19 milhões de unidades, seguido pela China com 162,84 milhões de veículos em circulação.De acordo com os dados da OICA, associação mundial de fabricantes de veículos, a frota brasileira se assemelha à da Alemanha, por exemplo, que tem 48,42 milhões de veículos, ou à da Itália, com 42,24 milhões de veículos.
É muito importante conhecer quais os tipos de frota existentes no Brasil. Os tipos mais comuns de frota são a própria e a terceirizada. Confira:
FROTA TERCEIRIZADA
Nesse modelo, são locados de uma empresa de frota de veículos. Eles ficam à disposição durante o período de vigência do contrato. Uma das vantagens da terceirização de frota de veículos é que toda a parte burocrática, como documentação, impostos e ônus, como manutenção, seguro e depreciação, são custeados pela empresa locadora.
FROTA PRÓPRIA
Esse tipo é formado por veículos que a própria empresa adquiriu. Há a vantagem da centralização das atividades. Porém, despesas como depreciação, documentação, manutenção, seguro, entre outras, acabam encarecendo a operação.
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