Multa com carro alugado: saiba o que fazer

Multa com carro alugado: saiba o que fazer

O aluguel de carro se tornou uma prática muito comum nos últimos tempos, e sua demanda vai desde ir diariamente ao trabalho à viajar com a família nas férias. Porém, assim como acontece corriqueiramente com condutores de veículos próprios, os carros alugados também podem sofrer com as infrações de trânsito cometidas por seus locatários. Se isso aconteceu com você ou essa é simplesmente uma dúvida não solucionada, continue a leitura e confira aqui no Blog UseCar o que é preciso fazer para prosseguir caso tenha levado uma multa com carro alugado.

AUTO DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO COM CARRO ALUGADO

Quando alugamos um carro, levamos em consideração detalhes que serão imprescindíveis para o conforto da locação, sejam elas características do veículo ou até mesmo condições de pagamento. Porém, apesar de estarmos desfrutando dos inúmeros benefícios que o aluguel de veículo pode proporcionar, a possibilidade de levar uma multa caso alguma lei de trânsito for infringida ainda pode ocorrer na mesma proporção se caso o veículo fosse próprio. Na maioria das vezes, o locatário não sabe como funciona o processo de autuação de infração de trânsito quando o veículo é alugado e pode acabar perdendo o prazo dos descontos, por isso, fique atento.

MAS O QUE É AUTO DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO?

O auto de infração de trânsito (AIT) é o documento que dá início ao processo de imposição de penalidade, em decorrência da multa que o condutor supostamente cometeu. Esse documento é enviado após uma fiscalização de trânsito, no qual o agente constatou o cometimento de uma infração de trânsito pelo condutor que recebeu o processo.

Mas quando o condutor é um locatário de uma agência de aluguel de veículos, como ocorre esse trâmite?

Auto de Infração de Trânsito com Carro Alugado
Auto de Infração de Trânsito com Carro Alugado

COMO OCORRE A NOTIFICAÇÃO DE AUTUAÇÃO DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO?

Quando a infração de trânsito é cometida e a multa é registrada, o proprietário do veículo é notificado. Tratando-se de um carro alugado, essa notificação irá direto para a locadora, assim, os responsáveis terão acesso aos dados do locatário através dos registros de locação em seu sistema, descobrindo quem era o condutor do veículo quando ele foi alugado. 
Além disso, as locadoras também possuem em seus registros uma fotocópia da carteira de habilitação do condutor autorizado e/ou condutor adicional, identificando assim quem era o responsável no momento da multa.

O QUE A LOCADORA FAZ QUANDO RECEBE A MULTA?

Antes de pagar a multa, a locadora entrará em contato para informar que o valor será debitado do seu cartão de crédito (aquele utilizado para o valor caução). O pagamento da multa com carro alugado sempre será feito para a locadora, pois ela que realizará o pagamento da multa ao DETRAN. É possível que a mesma cobre uma taxa administrativa para cobrir custos operacionais.

É POSSÍVEL TRANSFERIR PONTOS DE MULTA DO CARRO ALUGADO?

No momento da locação, o locatário poderá incluir um condutor adicional. Porém, mesmo que exista outra pessoa responsável pela condução do veículo, os pontos da multa serão adicionados à carteira de habilitação de quem assinou o contrato, ou seja, o motorista principal. 

Caso o motorista principal queira transferir a pontuação, ele precisará entrar em contato com a locadora de veículos para informar a transferência assim que for notificado sobre a multa.

VALORES DAS MULTAS DE TRÂNSITO

As infrações são categorizadas da seguinte maneira:
1. Infração Leve (3 pontos na carteira),
2. Infração Média (4 pontos)
3. Infração Grave (5 pontos)
4. Infração Gravíssima (7 pontos).
O valor pode variar conforme a gravidade da infração. As tarifas mais baixas de uma multa são correspondentes às infrações leves, como usar o farol alto em vias que já possuem uma boa iluminação ou buzinar em desacordo com as normas.

Já dirigir mexendo no celular, por exemplo, é uma infração gravíssima, com multa no valor de quase R$ 300,00 e aplicação de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Valores das Multas de Trânsito
Valores das Multas de Trânsito

Outro ponto importante a ser destacado é que se a infração resultou na apreensão do veículo, as despesas decorrentes deste processo, como reboque, despachante e depósito, também ficarão por conta do locatário.

COMO RECORRER MULTA DE TRÂNSITO DE UM CARRO ALUGADO?

Antes de tudo, confirme todas essas informações: data, horário, local, modelo do veículo e placa do carro que cometeu a infração.

Caso não tenha infringido nenhuma lei e acabou recebendo uma cobrança indevida, você deverá realizar um requerimento informando quais foram os erros encontrados no documento de autuação de infração de trânsito.
Não se esqueça de anexar também uma cópia do seu documento de identidade, do certificado de registro e licenciamento do veículo e da notificação da autuação de infração de trânsito juntamente ao requerimento. Caso não tenha nenhuma informação sobre o veículo ou sua reserva, é só contatar a locadora.

ALUGUEL DE CARROS É COM A USECAR

Caso ainda tenha alguma dificuldade sobre como alugar um carro, conte com a UseCar para tirar todas as suas dúvidas. Conheça com a gente os benefícios de se ter um carro zero todo ano, sem ter que se preocupar com IPVA, documentação, seguro e manutenção. Somos especializados em serviços personalizados feitos para você!

1 Comment

  • by Mônica Nunes Posted 21 de abril de 2023 12:38 am

    Como faço pra aplicar este processo no meu veículo?

Adicione seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

//