MOBILIDADE URBANA NO BRASIL: ENTENDA AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS

MOBILIDADE URBANA NO BRASIL: ENTENDA AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS

Mobilidade urbana no Brasil é um tema recorrente nas discussões entre governos, cientistas sociais e a sociedade em geral, desde que a frota de veículos vem apresentando crescimento exagerado e os níveis de poluição já ultrapassaram todos os limites.

O problema é complexo e passa por vários âmbitos, de políticas públicas de transporte a questões econômicas e ecológicas. Muitas cidades já adotam medidas restritivas ao trânsito de veículos como rodízios e pedágios, porém, sem muito sucesso.

Entretanto, podemos notar algumas tendências que surgem impulsionadas pelas urgências do tema. Por isso, siga a leitura no Blog UseCar e confira este interessante conteúdo sobre as principais tendências sobre mobilidade urbana no Brasil.

AUMENTO NO USO DE BICICLETAS E OUTROS MEIOS DE TRANSPORTES URBANOS

Há tempos sabemos que as bicicletas, patinetes, scooters e outros veículos urbanos não poluentes são grandes facilitadores da mobilidade urbana no Brasil. Com a instalação da pandemia do Covid-19 essa tendência ganhou ainda mais força, pois as pessoas tendem a fugir de locais de aglomeração como nos tradicionais transportes públicos (ônibus, trens e metrôs).

Rapidez, economia e a individualidade são os grandes diferenciais desses práticos meios de transporte. O desafio aqui é estabelecer a harmonia entre diversos veículos dividindo o mesmo espaço urbano.

SMART CITIES

Impulsionadas pela disponibilidade de internet móvel banda larga (3G e 4G) e pela internet das coisas (IoT), as smart cities, ou cidades inteligentes, são projetos de transformação urbanísticas com foco no uso de novas tecnologias e coleta de dados em massa para melhorar o gerenciamento dos espaços urbanos, com destaque, o trânsito.

CARROS ELÉTRICOS

Carros elétricos e híbridos já não mais chamam tanta atenção no trânsito e começam a se integrar à frota. Essa tendência veio para ficar e é muito bem-vinda por seus benefícios como a diminuição dos níveis de poluição ambiental e sonora e a economia de combustível.

NOVA RELAÇÃO COM A POSSE DE VEÍCULOS

Com a chegada da geração Y, os chamados Millenials, ao mercado consumidor está havendo uma mudança no comportamento de consumo de veículos automotores. 

Essa geração não tem vínculo afetivo com a propriedade dos carros, como ocorria anteriormente. Isso os torna mais propensos a escolher novas modalidades para seu transporte, como assinatura de veículos e o carsharing.

Em Belo Horizonte, uma das primeiras empresas a oferecer carsharing é a UseCar, startup do Grupo Carbel, que agrega tecnologia e inovação à sua mobilidade, através do app Usecar Go.

Acompanhe todas as principais tendências de mobilidade urbana no Brasil no Blog UseCar.

Adicione seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

//