Sumário
Para que o carro tenha uma maior durabilidade e não gere gastos além do normal, é necessário tomar alguns cuidados e estar atento aos sinais que o motor do carro pode dar no dia a dia. Os cuidados poderão preservar o seu sistema de funcionamento e fazer com que proporcione um melhor desempenho para o seu condutor.
Se você gostaria de saber mais sobre o funcionamento do motor do seu carro, saber o que pode fazer para que ele dure mais ou evitar que aconteça qualquer problema maior. Continue a leitura do blog UseCar e entenda quais são os pontos importantes que precisam ser observados.
O QUE PODE CAUSAR FALHA NO MOTOR?
Existem algumas questões importantes que podem causar falhas no motor do seu carro e gerar alguns problemas futuros. Por isso, é necessário ter alguns cuidados necessários para evitar qualquer falha em seu motor, como:
- Não abastecer com o combustível adulterado.
- Estar atento com o prazo de vencimento das velas.
- Não deixar o sistema elétrico molhado.
- Verificar se há avaria na correia do alternador.
- Verificar se possui algum vazamento do líquido de arrefecimento.
O QUE É MOTOR FUNDIDO?
Quando o motor de um carro é fundido, significa que alguns componentes do motor atingiram a sua temperatura máxima, causando a fusão, ou seja, há um superaquecimento além do limite que o motor possa suportar fazendo com que algumas peças acabam perdendo a sua função devido à dilatação e à própria fusão.
QUANDO FUNDE O MOTOR DO CARRO ELE LIGA?
Como citado anteriormente, por conta da fusão e da dilatação, alguns itens importantes que compõem o motor como pistão, anéis, retentores e válvulas, perdem a sua função. Com isso, as peças provocam um atrito e impedem o funcionamento do motor.
QUAIS OS SINAIS DE UM MOTOR FUNDIDO?
Antes do motor do carro fundir, ele começa apresentar alguns sinais e que é sempre importante estarmos atentos, como:
- Luz do painel acesa: quando a luz vermelha do painel está acesa, significa que há uma advertência detectada pelo próprio sistema do carro. As advertências podem incluir falha no fechamento da tampa de combustível, falhas nas velas de ignição, problemas no catalisador, falhas no sensor de fluxo do ar entre outros.
- Barulhos ou ruídos emitidos no motor: quando o motor está prestes a fundir, ele começa a apresentar com outros problemas, ruídos e outros barulhos.
- Instabilidade no motor: quando o carro começa a trepidar muito, engasgar entre outras questões, pode significar que o motor está prestes a fundir.
- Vazamento de óleo: quando há vazamento de óleo, pode fazer com que haja um atrito nas peças, e consequentemente, um superaquecimento no motor.
- Odores dentro do carro: se você começa sentir um cheiro de queimado ou fumaças dentro do veículo, é um sinal que o motor pode estar fundindo.
- Aumento no consumo do combustível: quando o carro começa a consumir mais combustível que o normal, significa que pode haver falhas em algum componente do motor.
- Perda de potência do carro: se os componentes do motor não estão funcionando de forma adequada, acaba afetando diretamente a potência do seu veículo.
- Saída de fumaça escura pelo escapamento: quando há falhas em alguns componentes do motor, podem causar a evasão de diferentes tipos de gases, podendo levar o motor a se fundir.
Agora que você sabe pontos importantes sobre o motor do carro, não deixe de sempre estar atento e estar sempre em dia com a manutenção do carro. Caso você possua algum serviço da UseCar, como o carro por assinatura ou terceirização de frotas, e o carro apresentar qualquer problema, basta fazer o agendamento da manutenção direto pelo site.
1 Comment
Adicione seu Comentário