Sumário
Com a nova alta do preço da gasolina, surge uma dúvida: vale mais a pena abastecer o carro com etanol? Para isso, existe uma conta simples que o consumidor pode fazer na hora de decidir: considerando que o etanol tem, em média, 70% do poder calorífico da gasolina, o motorista precisa de mais etanol do que de gasolina para rodar a mesma distância. Em geral, etanol rende menos energeticamente que o derivado de petróleo, que seria a gasolina. O seu rendimento é cerca de 30% inferior, gerando então uma diferença que é notável no bolso do consumidor. Porém, isso pode ocorrer para mais ou para menos, tudo depende do valor do litro de cada combustível na sua cidade.
Para entender melhor sobre o abastecimento do seu veículo com etanol e entender se realmente irá compensar, além de saber mais sobre os cálculos, dependendo da distância em que o consumidor vai percorrer com o veículo, continue a leitura do Blog UseCar e saiba mais.
ETANOL OU GASOLINA: COMO SABER COM QUAL COMPENSA MAIS ABASTECER?
Para entender melhor sobre essa pergunta, temos primeiro que entender como funciona a queima do combustível nos carros. O poder calorífico da gasolina é maior que do álcool, por isso, os carros movidos a etanol consomem mais combustível, em comparação aos que utilizam a gasolina. Sabendo disso, é importante fazer sempre os cálculos para saber qual irá compensar mais em seu veículo.
Antes de entrar em vigor o programa automotivo Inovar-Auto (que durou por cinco anos no Brasil durante os anos de 2012 a 2017), os carros tinham uma enorme diferença quando comparados ao consumo na cidade e na estrada. Tanto com álcool ou gasolina, os carros ficaram mais econômicos na cidade e consumindo muito mais combustível na estrada.
O objetivo principal era reduzir o consumo e a emissão para atingir a meta do Inovar-Auto, que previa redução de 12% em média, ou seja, tirou-se da estrada para privilegiar a cidade. Com isso, apesar dessa diferença ao longo dos cinco anos do programa automotivo, o cálculo dos 70% ainda continuam sendo a base que muitos usam para saber se álcool ou gasolina é mais vantajoso.
COMO FAZER O CÁLCULO PARA SABER COM QUAL COMBUSTÍVEL ABASTECER?
Para fazer esse cálculo, é necessário alguns testes no veículo utilizando ambos os combustíveis. Para iniciar esse teste, o condutor precisa percorrer com veículo em zonas urbanas e também na estrada, e assim, avaliar quantos quilômetros com cada combustível o veículo consegue rodar.Depois desse teste, basta iniciar o cálculo: divida o preço do litro do etanol pelo preço da gasolina. Se o resultado final for inferior a 0,7, o ideal é utilizar etanol. Se o resultado for maior que 0,7, então a gasolina é melhor. Lembrando que esse cálculo depende de vários fatores, como testes e tipo de carro que o condutor utiliza, pois existem situações que podem interferir no uso de cada combustível.
EXISTE UM CÁLCULO ESPECÍFICO PARA CADA TIPO DE CARRO?
Existe sim, porém para cada carro será um cálculo diferente. Para isso, utilizaremos como modelo o veículo Palio 1.0, levando-se em conta cerca de um por cento abaixo da proporção exata de custo para os dois tipos de combustíveis (etanol e gasolina). Como exemplo, o consumo do veículo com álcool na cidade é de 9,9 km/l e com gasolina na cidade é de 13,9 km/l. Dividindo 9,9 por 13,9 chegamos ao número 0,71, então baixamos 1% e chegamos a um preço máximo do álcool de 70% em relação a gasolina.
Com isso, se o álcool estiver custando 70% do preço da gasolina no seu posto preferencial, pode abastecer seu Palio 1.0 com câmbio manual tranquilamente, que você estará tendo uma vantagem financeira. Assim sendo, essa é uma vantagem pequena, porém existente. Se o álcool estiver custando 71% da gasolina, é indiferente, e se estiver custando 72% ou mais, acaba sendo perda de dinheiro.
Lembrando que esse cálculo serve apenas para o Palio 1.0, se quiser calcular outro carro, a conta precisa ser refeita usando como base seu consumo urbano com cada tipo de combustível.
QUALQUER CARRO PODE SER ABASTECIDO COM ETANOL?
Não, quando o carro não é flex ele possui um sistema de queima de combustível diferente. Apenas carros com motor flex podem ser abastecidos com etanol, pois ele é configurado para queimar tanto a gasolina quanto o etanol. No escapamento, um componente reconhece qual é o combustível utilizado e informa a central eletrônica do modelo, ajustando o motor para que ele desenvolva o desempenho ideal para o combustível ou a mistura presente no tanque.
Algumas concessionárias criam restrições quando o assunto é a mistura de combustível nos tanques flex. Não importa se o motorista abasteceu com pouca gasolina e logo depois completou o tanque com etanol, o componente no escapamento é capaz de captar a diferença de oxigênio dos dois combustíveis e passar para a central eletrônica a proporção exata de cada um deles. Com isso, o carro flex pode ser abastecido com etanol mesmo que contenha gasolina no tanque, e vice-versa.Se você possui algum serviço da UseCar, como carro por assinatura ou aluguel de carro, é sempre importante estar atento a esses detalhes para que o uso dos serviços não gere um gasto maior para o seu bolso. Faça sempre os cálculos para saber qual tipo de carro valerá mais a pena.
Adicione seu Comentário