Sumário
A escolha de um veículo é uma etapa importante antes de realizar uma viagem longa ou até mesmo um simples passeio. Além disso, é de extrema importância entender como o veículo funciona e qual modelo escolher para determinadas ocasiões. Durante essa escolha, sempre surge a seguinte dúvida: é melhor escolher um carro com câmbio automático ou câmbio manual?
Vários modelos de carros foram aos poucos se adaptando às mudanças do mercado e, com isso, alterando com o uso do câmbio automático. Hoje em dia, a maioria dos modelos de veículos mais caros e sofisticados possuem o câmbio automático, já os mais simples utilizam o manual.
Por isso, é preciso entender qual a diferença entre os câmbios e qual adaptação necessária que o condutor precisa, sendo assim, poderá ser feita a escolha segura e evitar problemas futuros. Para entender detalhadamente, continue a leitura do Blog UseCar e saiba mais sobre cada um dos câmbios.
COMO FUNCIONA O CÂMBIO MANUAL?
Primeiramente, é bom lembrar que o câmbio manual é o mais comum no Brasil, já que foi o primeiro a ser produzido pelo país. Durante o seu funcionamento, ele utiliza uma sequência de engrenagens para controlar a força gerada pelo motor. O condutor utiliza dois equipamentos necessários para o funcionamento: o pedal de embreagem (que deve ser sempre acionado antes de trocar de marcha), a embreagem (onde ficam as engrenagens de acionamento) e a alavanca do câmbio para fazer as alterações na marcha.
Tanto o pedal de embreagem quanto a alavanca do câmbio são os dois principais componentes do sistema de transmissão do carro manual. Durante o funcionamento, a embreagem interrompe o torque do motor, ou seja, durante as mudanças da marcha, o motor de arranque é desativado através da embreagem, sendo necessário que o condutor selecione uma nova marcha. Depois da alavanca do câmbio se encaixar na marcha certa, o motor é reativado pela embreagem de maneira progressiva e executando o funcionamento correto do veículo.
COMO FUNCIONA O CÂMBIO AUTOMÁTICO?
No câmbio automático, a caixa de transmissão é composta por um conjunto de engrenagens que giram em torno de uma engrenagem maior. Esse conjunto é a única peça capaz de criar todas as ligações de transmissão que o câmbio pode produzir.
Para que isso ocorra corretamente, as engrenagens recebem a informação através do conversor de torque, enviando a força do motor para a caixa de transmissão através de um fluido. Na prática, as trocas de marchas são feitas em função da velocidade do veículo e da rotação do motor, que ao pisar no acelerador, o motor acelera e bombeia fluído para o conversor de torque.
Com a funcionalidade do sistema eletrônico do câmbio, inicia-se a seleção da combinação ideal das engrenagens para cada caso. A união de engrenagens em tamanhos diferentes faz com que a troca ocorra naturalmente sem a interrupção da transmissão de potência do motor, sendo diferente do câmbio manual que interrompe a potência caso o condutor não colocar a marcha corretamente.
O CARRO AUTOMÁTICO CONSOME MAIS COMBUSTÍVEL QUE O CARRO MANUAL?
Sim, o carro com câmbio automático consome mais combustível do que um carro de câmbio manual! Ele consome porque no processo de transferência da força do motor para a caixa de transmissão, uma quantidade de energia é perdida pelo conversor de torque. Além disso, o câmbio automático realiza essas trocas de marcha em rotações mais altas do que o necessário, sendo assim, o consumo de combustível é maior.
No carro com câmbio manual é o próprio condutor que decide quando o veículo necessita de menos ou mais potência no motor, pois é ele próprio quem faz as mudanças das marchas manualmente quando são necessárias. Com isso, o carro manual consome menos combustível do que o automático.
COMO ECONOMIZAR COM O CARRO AUTOMÁTICO?
Para economizar com o carro automático é necessário compreender a troca de marchas do veículo, fazendo com que o carro realize essas trocas com o aumento da velocidade e não com a aceleração ou rotação do motor. Com isso, a troca de marchas precisa ser feita de maneira natural. De maneira mais fácil, como no carro automático não existe embreagem, o ideal é ir controlando a velocidade através do acelerador. Se o condutor quiser reduzir a velocidade é só aliviar o pé no acelerador ou utilizar o freio se precisar diminuir a velocidade de maneira mais rápida.
Se você possui algum serviço da UseCar, como carro por assinatura ou aluguel de carro, é sempre importante estar por dentro dessas dicas, com isso, escolher qual o carro ideal para sua viagem, passeio ou uso durante o dia-a-dia.
Adicione seu Comentário