POLIMENTO AUTOMOTIVO: PARA QUE SERVE?

POLIMENTO AUTOMOTIVO: PARA QUE SERVE?

É sempre bom quando observamos um carro e notamos todos os seus detalhes, como o brilho na lataria, a cor intacta e a sua limpeza. Porém, se torna bastante notável quando olhamos algum tipo de risco ou arranhão evidente, não é mesmo? Por conta desses empecilhos, existem os serviços de polimento automotivo que ajudam a corrigir esses detalhes, e se combinado com outros produtos, podem evitar e prevenir futuros danos na superfície do veículo. Além disso, esse tipo de serviço também pode corrigir pequenos desgastes relacionados à superfície da pintura, pois ele age na parte mais superficial.

Para entender o que é o polimento automotivo, precisamos entender quando exatamente ele é indicado, os cuidados que devemos tomar e os tipos de polimento que podem ser feitos, sendo assim, facilita a escolha do serviço ideal para o veículo que necessita desse trabalho. Para entender detalhadamente, continue a leitura do Blog UseCar e saiba mais sobre esse serviço automotivo.

Entenda melhor sobre como funciona o polimento automotivo e suas vantagens.

O QUE É O POLIMENTO AUTOMOTIVO?

O polimento automotivo é um tipo de procedimento cuja função é reparar os danos superficiais que ocorrem na pintura do veículo, eliminando as imperfeições, retornando o brilho e protegendo a camada externa de futuros danos superficiais. Por mais que muitos condutores utilizem alguns produtos, como a cera automotiva, para polir o veículo em sua própria residência, nesse tipo de serviço é necessário que seja efetuado por um profissional, já que se houver um problema de pintura descascada ou um dano profundo na superfície do veículo, esses danos podem se agravar.

 Esse procedimento é feito com polidores abrasivos e deve ser efetuado por profissionais qualificados, pois até mesmo esses tipos de ferramentas, se usadas incorretamente, podem causar danos mais sérios. Para saber se é necessário efetuar esse procedimento, o profissional responsável irá avaliar os possíveis danos e verificar se o serviço será ideal, pois dependendo da gravidade do problema, a superfície poderá passar por outro processo para não danificar a pintura do veículo. Caso a pintura esteja descascando, será necessário efetuar uma repintura no local e depois o polimento.

QUANDO É INDICADO FAZER O POLIMENTO AUTOMOTIVO?

Quando o veículo sai de uma pintura, é imprescindível efetuar o polimento, pois muito material da tinta pode estar em excesso ou espalhado de maneira irregular, além do escorrimento do verniz que pode secar, formando uma camada que só com esse tipo de procedimento poderá ser retirado da maneira correta. Mesmo que o veículo esteja com uma nova pintura, ainda há a possibilidade de apresentar riscos na superfície durante o processo, por isso com o uso do polimento automotivo também é possível retirar esses danos sem danificar a pintura atual. 

Se o veículo não apresenta nenhum risco, a pintura está intacta e sem nenhuma imperfeição na superfície, porém sem o brilho de antes, o polimento também é indicado nesse caso para realçar o brilho e melhorar a estética da lataria, além de proteger toda a superfície.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS NO POLIMENTO

Nesse tipo de procedimento, é necessário entender qual o tipo de problema presente na superfície e verificar se há a necessidade em efetuar outro tipo de serviço extra antes de iniciar o polimento automotivo, evitando possíveis erros. Existem alguns cuidados a serem tomados em relação ao polimento, confira a seguir os mais recorrentes:

PINTURA QUEIMADA

O verniz é sempre aplicado após o processo de pintura, pois ele tem como função proteger a superfície e dar o brilho necessário. Se esse verniz acaba saindo ou não oferece a proteção necessária, a pintura do veículo pode ser danificada ou até mesmo queimada dependendo do quão exposto ao sol o veículo permanece, ou seja, o processo de polimento não terá efeito algum. Além disso, qualquer polimento em pinturas queimadas podem agravar essa situação. Com isso, é necessário um retrabalho na pintura do veículo antes de iniciar o polimento, além do uso de verniz para que todo o processo seja feito da maneira correta e garanta a eficácia da proteção superficial.

APLICAÇÃO DO VERNIZ

No polimento automotivo, um tipo de verniz é aplicado à tinta para proteger a pintura e dar o brilho necessário para a superfície. Apesar disso, se essa aplicação ocorrer de uma maneira incorreta, há a possibilidade de apresentar uma pintura descascada e danificada, já que esse tipo de proteção não foi aplicado corretamente. Dessa forma, é sempre bom atentar-se com o uso do verniz e evitar futuros problemas que possam ocorrer em situações climáticas e o mal uso desse produto.

POLIMENTO COM BOINA DE LUSTRO

A boina de lustro é um material feito de espuma e possui a função de garantir a finalização necessária durante o polimento, dando o acabamento ideal e o brilho necessário para a pintura. Esse tipo de material remove várias imperfeições da superfície, como granulações, riscos mais profundos, manchas e até mesmo algumas oxidações. Porém, mesmo com esses benefícios, essa boina precisa ser utilizada da maneira correta e por um profissional, pois caso ela for usada incorretamente ou a espuma estar danificada, riscos e arranhões podem aumentar ao invés de retirá-las, dando um prejuízo a mais ao condutor do veículo.

TIPOS DE ACABAMENTO

Após o polimento no carro, o tipo de acabamento mais comum é a cera automotiva. Porém, existem produtos que permitem uma duração bem maior ao polimento, além de proporcionar um melhor acabamento superficial. Confira abaixo os tipos de acabamentos:

  • Cera comum: ele tem a função de proteger a superfície da pintura contra possíveis manchas e riscos, além disso sua proteção tem em média de 30 dias contra situações climáticas;
  • Cristalização: esse tipo de procedimento possui uma proteção média bem maior do que a cera comum, num total de 6 meses contra situações climáticas. Na composição do produto contém a cera de carnaúba, sendo um produto que possui resultados e benefícios melhores do que os produtos mais comuns;
  • Vitrificação: este acabamento possui uma proteção média de 1 a 3 anos, dependendo de qual produto é utilizado no processo, além de proteger bem mais contra riscos e situações climáticas. Esse tipo de produto tem a capacidade de criar uma película protetora, semelhante à película utilizada nos celulares e smartwatches, proporcionando uma proteção superior e um brilho diferenciado dos demais procedimentos pós-polimento.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE POLIMENTO E CRISTALIZAÇÃO?

A cristalização, também conhecida como espelhamento, é um procedimento cujo objetivo é aumentar a vida útil da tinta automotiva, protegendo contra riscos e outras imperfeições que podem danificar a superfície. Sendo assim, esse tipo de acabamento é considerado como uma técnica preventiva, sendo ideal para o condutor que deseja uma proteção mais duradoura e eficaz.

Enquanto isso, o polimento automotivo é considerado uma prática corretiva, já que ele é um procedimento que é aplicado após apresentar os problemas na superfície do veículo, diferente da cristalização, essa que tem a finalidade de diminuir e evitar os possíveis problemas futuros que envolvam a pintura. Dessa forma, a cristalização é um processo mais complexo que o polimento automotivo, sendo necessário ser feita por profissionais e em oficinas de confiança, com profissionais capacitados para executarem esse procedimento.

Através disso, é necessário entender qual a diferença entre ambos e qual deles seria necessário para aplicar no veículo, avaliando toda a pintura e escolhendo o serviço mais adequado. Ao compreender ambas, o condutor do veículo terá o conhecimento adequado para não gastar mais do que precisa, caso não necessite da alternativa de uma  cristalização no momento e escolhendo o polimento como o principal.

Ficou fácil entender cada tipo de polimento automotivo e quais cuidados a serem tomados, não é mesmo? Agora que já entende do assunto, não deixe de conferir as diversas opções de veículos e também os serviços que a UseCar oferece, como o carro por assinatura ou aluguel de carro. Também possuímos o serviço de car-sharing, um sistema de carro compartilhado ideal para residências, hotéis, condomínios e muito mais. Se houver algum problema com o veículo contratado, não se preocupe, é só preencher o formulário de manutenção do veículo para agendar. Não deixe de conferir todas essas opções e adquira o melhor serviço para suas viagens ou para o seu dia a dia.

Adicione seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

//