O QUE É UM SINISTRO DE VEÍCULO?

O QUE É UM SINISTRO DE VEÍCULO?

Ao fazer o seguro de um veículo, é necessário entender o que é e como funciona o sinistro, pois esse termo pode aparecer no seu dia-a-dia quando menos se espera. O conceito do sinistro é simples de entender, além dele estar presente não somente em veículos, mas também em seguros de vida, de imóveis, de cartões, bens pessoais e muitos outros.

O sinistro nada mais é que um acidente, imprevisto ou uma situação inesperada que pode acontecer, porém que seja necessário estar especificado na apólice de seguro como algo que terá pagamento de indenização. No caso de veículos, ele é acionado quando há um acidente, colisão, furto ou roubo que possa ocorrer, desde que esteja de acordo com as causas cobertas pela apólice. Dessa forma, fica mais fácil entender não apenas o que o seu seguro consegue cobrir, mas também em que tipo de situações adversas ele poderá ser acionado.

Diante disso, quando ocorrer qualquer tipo de imprevisto ou emergência, esse tipo de serviço se torna fundamental para garantir sua segurança e evitar perdas significativas. Para entender melhor todas as funcionalidades do sinistro, continue a leitura do Blog UseCar e conheça os tipos disponíveis, além de como fazer e como consultar no documento.

Entenda melhor sobre como funciona o sinistro e quais são os tipos existentes.

COMO SABER O SINISTRO DO CARRO?COMO SABER O SINISTRO DO CARRO?

Para saber o sinistro do seu veículo ou qualquer outro na qual esteja procurando, existem alguns passos específicos para verificar o carro sinistrado, que são:

  • No site do Detran, verificar o número da placa e preencher o formulário com os dados do veículo. Nessa verificação, é possível consultar se o carro possui algum tipo de indenização pela seguradora no caso de acidentes ou colisões;
  • Caso tenha o documento do veículo, ele poderá ser consultado seguindo o número do CSV (Certificado de Segurança Veicular). Com esse número, será possível verificar no Detran os detalhes do veículo;
  • Se preferir verificar o veículo em um local especializado, vá até uma vistoria cautelar, pois além de realizar a perícia e verificar se é um carro sinistrado, há também uma vistoria sobre as condições reais das funcionalidades do automóvel. O preço desse tipo de serviço no ano de 2022 é em torno de R$250,00, e dependendo da região ou local a ser feito, poderá chegar até R$500,00.

QUANDO O VEÍCULO TEM SINISTRO?

O veículo sinistrado é aquele que já sofreu qualquer tipo de dano estrutural e que conseguiu ser recuperado ou consertado, caso não tenha verificado a perda total. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Código de Trânsito Brasileito (CTB) são órgãos responsáveis que não proíbem a comercialização de veículos sinistrados, exceto os que já tiveram perda total ou qualquer tipo de imprevisto irreversível.

É importante lembrar que a condição de veículo sinistrado não pode ser omitida para a concretização da venda, podendo tornar-se um crime de omissão. Esse tipo de conduta se trata de uma violação dos princípios do direito à informação, pois omite uma informação importante para a conclusão do contrato. O ideal é que seja informado ao consumidor a condição exata do veículo, além do contrato estar de acordo com quais danos estruturais o veículo sofreu.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE SINISTROS?

Para conhecer melhor as diferenças sobre cada tipo de sinistro, confira abaixo as principais situações cobertas pelo seguro e que podem gerar um aviso de sinistro:

  • Roubo e furto: esse é um dos tipos mais importantes de coberturas, pois ele concede o ressarcimento integral caso o veículo roubado não consiga ser recuperado. Além disso, caso houvesse no interior do carro roubado itens pessoais e bens materiais, também é possível incluí-los na cobertura. Depois de abrir o sinistro, a seguradora tem um prazo estimado de 30 dias para pagar esse tipo de indenização. Se o veículo roubado foi recuperado nesse período, os danos serão avaliados e a seguradora irá decidir de acordo com a tabela FIPE o ressarcimento;
  • Acidentes de trânsito: esse é um dos tipos mais comuns e utilizados, na qual cobre quando há uma colisão entre veículos ou em situações que envolvam outros tipos de colisões, como em postes, árvores e objetos presentes nas vias urbanas. Caso o carro sofra qualquer dano superior a 75% do seu valor do mercado, a própria seguradora decreta perda total e ocorre o ressarcimento da apólice integralmente;
  • Danos a terceiros: essa cobertura é utilizada em caso de acidentes que envolvam outros veículos, sendo imprescindível utilizá-lo para cobrir os custos dos reparos no veículo da outra pessoa envolvida no acidente. Ao abrir o sinistro, poderá ser indenizado tanto em danos materiais, no caso o veículo que sofreu a colisão, quanto em danos corporais, quando algum indivíduo do veículo sofre qualquer lesão que atinja a sua integridade física;
  • Causas naturais: como o próprio nome já diz, esse tipo de sinistro é acionado quando ocorre algum acidente envolvendo causa natural, como temporal, enchentes, raios, incêndios, ventos fortes, etc. Muitas seguradoras oferecem esse serviço como opcional, então depende do condutor do veículo escolher incluir esse seguro na apólice.

COMO SABER O NÚMERO DO SINISTRO?

Para saber o número do sinistro, basta verificar o cadastro da carta enviada pela seguradora. Nesse registro é identificado o ano do cadastro, seguido por 6 dígitos, por exemplo: (2022/654321).

Caso não possua a carta ou não saiba o número do sinistro, a consulta pode ser feita de uma outra forma: é preciso ter em mãos o CPF do beneficiário ou representante legal, além de saber qual a cobertura da seguradora. Em caso de acidentes, é necessário ter informações sobre o nascimento da vítima e a data do acidente.

ONDE APARECE O SINISTRO NO DOCUMENTO?

No documento do veículo, logo após os dados do nome do beneficiário, modelo, ano e cor do veículo, no campo “Observações” é onde aparecem os dados do sinistro, caso o veículo seja sinistrado. Para entender melhor a descrição de cada tipo de sinistro, vamos utilizar um exemplo: quando o veículo sofre uma colisão severa e ocorre a perda total, ele recebe o título de “sinistrado”, e logo após, é enviado para um leilão. 

Porém, se o veículo sofrer um acidente e ocorrer uma perda parcial, mas com possibilidade de recuperar os danos causados, recebe o título de “sinistro recuperado” ou “sinistro parcial” no documento. Quando ocorre furto e o veículo é reencontrado, ele também ganha o título de “sinistro recuperado”.

É importante conhecer os diferentes tipos de sinistro, além de saber quais os benefícios que cada um deles terá na resolução de algum imprevisto. Sabendo disso, fica muito mais fácil se programar para não passar por dificuldades quando acionar a seguradora. Para garantir sua segurança e conforto ao dirigir, não deixe de conferir todos os serviços que a UseCar oferece a você, com benefícios que cabem no seu bolso. Dentre os serviços disponíveis, estão o carro por assinatura e a terceirização de frotas. Acesse agora e confira todas as opções para suas viagens!

Adicione seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

//