CONHEÇA OS TIPOS DE SUSPENSÃO AUTOMOTIVA

CONHEÇA OS TIPOS DE SUSPENSÃO AUTOMOTIVA

Se por acaso você for um motorista habilitado ou até recém habilitado, porém não sabe exatamente como funciona a suspensão de carro e os tipos existentes, o ideal é compreender que esse é um dos itens essenciais em um veículo, além de oferecer a segurança necessária durante o percurso do veículo. Efetuar todas as manutenções frequentemente (tanto corretivas quanto preventivas) faz com que a suspensão se mantenha cada vez mais segura e tenha um bom funcionamento.

A suspensão do carro é um item de maior segurança no veículo e também de conforto, tanto para o condutor quanto para os passageiros do carro. Com isso, caso note qualquer sinal de desgaste nos componentes da suspensão, é necessário procurar um profissional mecânico, evitando que esse tipo de  problema acabe se agravando e desgastando também outras peças auxiliares. O risco de acidentes se torna maior caso esses tipos de manutenções não sejam feitas.

Continue a leitura do Blog UseCar e saiba mais quais os tipos de suspensão automotiva, a diferença de cada uma delas e funções nos demais veículos, sem esquecer da sua importância para a segurança do veículo!

Entenda melhor sobre os tipos de suspensão automotiva e as diferenças entre eles.

QUAL A FUNÇÃO DO SISTEMA DE SUSPENSÃO?

Para entendermos o que é a suspensão no carro e quais são os seus tipos, precisamos compreender como as suspensões funcionam. Esse item funciona ligado ao chassi do automóvel, atuando para mantê-lo cada vez mais estável durante o seu percurso, principalmente em locais esburacados, com declives e não nivelados. O sistema de suspensão é composto, de maneira básica, por: 

  • Barras estabilizadoras; 
  • Conjunto de molas; 
  • Amortecedores; 
  • Pivôs;
  • Buchas de suspensão. 

Toda a suspensão é composta por um conjunto de itens que atuam na parte inferior do carro, permitindo melhor estabilidade ao veículo. Além disso, a suspensão tem a função de aumentar o conforto do motorista e passageiros, pois ele é responsável por absorver os impactos entre pneus e solo, reduzindo diversos impactos causados pelas irregularidades do asfalto ou estradas não asfaltadas.

Sendo assim, a suspensão é de extrema importância para todos os tipos de veículos, além de permitir uma maior durabilidade de todo o chassi, garantindo a integridade de todos os componentes.

O QUE É A SUSPENSÃO DE UM CARRO?

A suspensão do carro, como dito anteriormente, é um conjunto de peças que tem o objetivo de auxiliar na sustentação do veículo, sendo que o chassi é a estrutura que serve de base para todos os sistemas e motor do carro, já a carroceria é a estrutura que envolve todo o carro e está acoplada ao chassi. Essas duas partes – a carroceria e o chassi – ficam suspensas, sendo necessário um mecanismo para conectar as rodas ao chassi. Esse tipo de conexão é feita através da suspensão.

Vários tipos de problemas podem afetar o bom funcionamento da suspensão, por exemplo, quando há a presença de um barulho seco ao passar com o veículo em lombadas ou buracos, adquirindo um efeito rebote dentro do carro. Caso isso ocorra durante esses percursos, o problema pode estar diretamente ligado aos amortecedores, sendo necessário levá-lo até a oficina mais próxima e de confiança, com profissionais qualificados.

QUAL O MELHOR TIPO DE SUSPENSÃO PARA CARROS?

Para entender melhor, vamos à lista dos tipos de suspensão automotiva, explicando cada um com seus respectivos componentes que fazem parte do sistema de suspensão de um veículo. Esses tipos de suspensão são os mais utilizados no mercado, cada um com suas características e funções. Confira abaixo:

SISTEMA DE SUSPENSÃO MACPHERSON

Esse é um sistema criado na década de 40, utilizado no famoso Ford Vedette, um clássico dos automóveis. Esse veículo foi o primeiro grande lançamento no pós-guerra, já com essa tecnologia de amortecimento. Uma das suas principais características está no fato de conter poucas peças, contendo  uma estrutura mais simples e versátil.

Por conter poucas peças, o seu uso se tornou mais barato e deixando o veículo bem mais leve. Além dessa vantagem, esse sistema pode ser utilizado em ambos os eixos (traseiro e dianteiro), sendo mais comum o uso no dianteiro.

TRIÂNGULO DUPLO

Esse tipo de sistema é excelente para os carros esportivos, pois ele possui a função em auxiliar a manter a estabilidade em altas velocidades. Esse modelo tem 2 braços no formato de “V”, um inferior e um superior, assemelhando-se a um triângulo conforme o próprio nome já diz.

Sua rigidez ajuda no controle, porém ele precisa de muito espaço para o seu funcionamento, sendo este um de seus contras. Apesar disso, essa suspensão é famosa e muito utilizada em automóveis de corrida.

SUSPENSÃO PASSIVA E ATIVA

Entre todos os tipos de suspensão existentes, a suspensão passiva é a comum, atuando no desempenho do veículo em relação às irregularidades do solo. Essa suspensão tenta controlar o contato do solo irregular com os pneus, gerando a estabilidade necessária para manter a segurança do motorista. 

Já a suspensão ativa é um sistema tecnológico e mais atual nos veículos mais novos, pois ele utiliza através dos sensores para prever as diversas irregularidades do solo e se adequar a elas antes do contato em si, sendo um tipo bem mais avançado que os demais. Apesar disso, ela existe em poucos automóveis (de fábrica), elevando o preço do veículo que possui esse tipo de suspensão.

MULTILINK

Essa suspensão é bastante semelhante ao triângulo duplo, porém é uma versão mais atualizada e com uma tecnologia mais avançada que a anterior. Diferente do triângulo duplo, ela possui 3 braços ou mais, sendo distribuídos mais na estrutura do automóvel e gerando uma maior segurança, além da estabilidade necessária.

Esse tipo de sistema é mais comum em veículos de alta tração e potência, ou seja, modelos de caminhonetes que conseguem andar em terrenos com irregularidades acentuadas. 

BARRA DE TORÇÃO / EIXO RÍGIDO

Esse é um modelo de suspensão mais antigo, sendo bem mais rígido e pesado, sendo que as rodas são ligadas por um único eixo e, infelizmente, pode deixar a direção mais perigosa já que fica mais fácil perder o controle do carro por conta da direção e do eixo.

Além disso, este modelo deixa o carro mais pesado, o que é mais incomum para carros populares, pois são modelos que visam possuir uma movimentação mais livre em curvas e ultrapassagens, sem esquecer da direção mais leve.

SUSPENSÕES MODIFICADAS

Existem três tipos de suspensões modificadas mais comuns, e como o próprio nome já diz, elas podem ser modificadas por interesse do proprietário, porém na qual elas permaneçam nas leis regentes. Veja abaixo as três suspensões principais:

  • Suspensão Fixa: quando o assunto é modificação de suspensão, a fixa é a mais comum, sendo ela o famoso rebaixamento. Ela utiliza amortecedores pressurizados e modelos de molas menores que as habituais, fazendo com que o veículo acabe ficando mais baixo que o normal.

    É importante ressaltar que para o uso dessa suspensão e outros modelos que causam o rebaixamento, esse trabalho deve ser feito por profissionais qualificados, já que essa alteração pode afetar a segurança e integridade de toda a carroceria do automóvel, tornando uma modificação perigosa se executada de maneira incorreta. 
  • Suspensão a ar: esse é um dos modelos mais famosos graças a sua função em regularizar a altura do automóvel a qualquer hora, mesmo que o carro ainda esteja em movimento. O funcionamento dessa suspensão acontece através da alteração das molas da suspensão com o uso de bolsas de ar, controladas por mangueiras que inflam ou desinflam essas bolsas. 

    Apesar de ser uma suspensão comum, esse modelo tem um custo bem alto e exige diversas modificações, sendo perigoso executar essa modificação em oficinas não confiáveis ou que cobram um custo baixo para executar essa alteração.
  • Suspensão a rosca: por último, esse modelo de suspensão é bastante peculiar e é semelhante à suspensão fixa, com a diferença de que o rebaixamento é opcional a qualquer momento. Porém, por causa do seu funcionamento ser em rosca, ele altera a altura do automóvel rosqueando um amortecedor regulável, ou seja, com isso é necessário um novo alinhamento ao veículo.

    Dessa forma, manter esse modelo torna-se um custo muito alto para cada alinhamento necessário a ser feito, ainda mais se a suspensão for utilizada mais vezes que o necessário e, com isso, desalinhando cada vez mais todos os componentes.

Diante disso, para escolher o melhor tipo de suspensão, dependerá de como serão usadas e de quanto você quer gastar na suspensão. Cabe ao condutor escolher qual suspensão é ideal para o veículo a ser utilizado.

Ao entender melhor quais são os tipos de suspensão automotiva, como cada uma funciona e os cuidados a serem tomados, fica fácil entender o quão importante esse item é para a segurança do veículo. Além disso, se você deseja viajar com um carro totalmente seguro, confortável e com diversos benefícios que cabem no seu bolso, não deixe de conferir as mais variadas opções de veículos e os serviços que a UseCar oferece, como o carro por assinatura ou terceirização de frotas. Conheça todos esses serviços e adquira a melhor opção para suas viagens, passeios ou até mesmo a trabalho!

Adicione seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

//