ENTENDA MAIS SOBRE CUSTO DE OPORTUNIDADE

ENTENDA MAIS SOBRE CUSTO DE OPORTUNIDADE

Quando iniciamos qualquer tipo de investimento financeiro, precisamos pensar em qual tipo devemos escolher, além de colocar em prática a capacidade analítica de avaliar as aplicações que são consideradas formas alternativas. Com isso, é necessário ter o conhecimento das principais características desse projeto e fazer a escolha que mais seja adequada ao que deseja dar início. Quando se compreende a relevância desse tipo de análise financeira para alcançar resultados satisfatórios no investimento, é hora de iniciar. Sendo assim, um dos conceitos mais utilizados para fazer esse tipo de análise é o custo de oportunidade. 

Para entender melhor sobre como funciona o custo de oportunidade, seus benefícios, como pode ser calculado e os tipos de investimentos a serem feitos, continue a leitura do Blog UseCar que iremos nos aprofundar mais nesse assunto para te ajudar.

O QUE É CUSTO DE OPORTUNIDADE?

O custo de oportunidade não é um conceito tão específico, pois muitas das vezes você pode estar lidando com ele no seu dia-a-dia, em pequenas decisões cotidianas e até mesmo aquelas que envolvem um custo maior, tanto financeiro, quanto pessoal. Esse tipo de custo ocorre quando você perde qualquer tipo de investimento por conta de uma decisão oposta. Apesar disso, esse tipo de custo difere de um custo real ou contábil, pois ele não se aplica diretamente de uma maneira quantitativa. 

O conceito também pode ser utilizado no âmbito da economia, interligando-se nos campos de finanças e os demais ramos econômicos, sendo uma alternativa na escolha dos investimentos necessários e sem que haja uma perda significativa de custos. Alguns índices baseados em cálculos financeiros também podem utilizar o custo de oportunidade como uma alternativa para gerar um lucro maior. Porém, é necessário entender que esse é um conceito que pode estar ligado a vantagens e desvantagens dependendo de qual aplicação o investidor possa escolher, sendo necessário avaliar todos os riscos possíveis.

CONCEITO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE NA ECONOMIA

O custo de oportunidade tem o objetivo de se tornar um custo econômico, ou seja, o investidor deve realizar certas decisões que ofereçam menor custo e um benefício em seu investimento. Em outras palavras, ele surge através do princípio da escassez, que na economia remete-se a algo que não há a possibilidade de satisfazer todas as necessidades e, com isso, sendo necessário escolher outras alternativas nas quais precisamos gastar o nosso investimento ou recursos. 

Através disso, também surge outro conceito, sendo denominado conflito de escolha, também conhecido como trade-off, que significa quando há o direito de escolha e a pessoa ganha algo através dela, porém outra é perdida. A opção que foi perdida acaba se tornando o custo de oportunidade.

Os custos de oportunidades podem ter vários exemplos em diferentes situações quando possui o conceito de trade-off e todos eles serão discutidos a seguir. 

EXEMPLOS DE CUSTO DE OPORTUNIDADE

Para entender melhor sobre como funciona o custo de oportunidade em situações cotidianas ou até mesmo dentro das empresas, além de utilizar o trade-off ou conflito de escolha como comparação, abaixo será apresentado alguns exemplos específicos:

  • Quando decidimos comprar uma estante nova, deixamos de comprar uma mesa;
  • Caso uma determinada empresa decide investir em alguma reforma no prédio, ela deixa de comprar computadores novos e equipamentos eletrônicos para o escritório;
  • O custo de oportunidade ao se dedicar a uma faculdade pode ser considerado como benefício aos estudos, porém abdicando-se de um emprego;
  • Em um tipo de investimento, o custo de oportunidade é medido pelo valor quando há um retorno dos outros investimentos, na qual seria possível fazer com o mesmo montante;
  • Para o governo, o custo de oportunidade para expandir o programa da educação infantil é também o mesmo valor que impede de investir nos hospitais estaduais.

COMO MEDIR O CUSTO DE OPORTUNIDADE

O custo de oportunidade pode ser medido de várias maneiras, tudo vai depender da opção escolhida. A seguir falaremos das principais métricas utilizadas e dar alguns exemplos para facilitar a sua escolha:

Medir o custo de oportunidade pelos juros: esse é um dos principais indicadores para medir o custo de oportunidade, para o mercado financeiro são utilizados dois tipos de indicadores em destaque: a taxa Selic e o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Vamos supor que uma pessoa quer efetuar a venda do seu carro próprio e, com isso, guardar o dinheiro dessa venda. Para ter um retorno desse dinheiro, ele decide poupar uma quantia e utilizar uma parte para investir em um serviço de carro por assinatura. Diante dessa situação, qual dessas opções são mais rentáveis para o investimento: fundo de investimentos, poupança ou Certificado de Depósito Bancário? Por conta disso, é utilizado os juros para compreender qual será o custo de oportunidade ideal nessa situação.

Medir pela depreciação: já esse tipo de métrica é relacionado a investidores ou, na maioria das vezes, empresas que usam o custo de oportunidade como fator para decidir sobre a aquisição de algum bem material. Utilizando como exemplo uma empresa que necessita de veículos para que seus funcionários possam fazer viagens a negócio, surgem duas opções: o uso da frota própria ou terceirização de frotas. Dependendo da escolha, cabe ao dono da empresa decidir e medir qual a melhor opção para sua empresa, ou seja, o quanto perderá se deixar de escolher uma opção e quanto ganhará com a outra escolha.

Se a escolha for a frota própria, haverá um gasto significativo com os veículos, ainda mais se a empresa tiver muitos funcionários, além do seguro veicular, manutenção e a depreciação. Caso a opção da empresa não seja a compra à vista de carros, o gasto será o mesmo com o uso de linhas de créditos para adquirir veículos financiados. Enquanto isso, se a opção for a terceirização de frotas, não haverá o gasto devido a depreciação do carro, apenas o investimento na contratação do serviço. Sendo assim, evitará gastos cada vez maiores e iniciará um investimento que cabe no bolso. 

No site da UseCar você encontra a opção de assinar esse tipo de serviço, sendo ideal para reduzir os custos, ganhar eficiência e, principalmente, otimizar seu tempo para focar apenas nos seus negócios.

TIPOS DE CUSTO DE OPORTUNIDADE

Dentro do conceito de custo de oportunidade, existem outros quatro tipos que você precisa conhecer e entender qual a finalidade de cada uma delas dentro de um investimento específico. Confira:

CUSTO DE OPORTUNIDADE OCULTO

Como o próprio nome já diz, esse custo não está explícito e está camuflado em um tipo de investimento, não podendo ser mensurado, envolvendo situações que estão além do controle do investidor. Esse tipo de custo pode se referir a taxas internas de um investimento ou a fatores externos que podem influenciar no seu valor.

CUSTO DE OPORTUNIDADE ABERTO

Diferente do custo de oportunidade oculto, esse custo pode ser mensurado, já que ele está explícito na operação. Ele é um processo no qual o investidor já possui o conhecimento dele no momento da aplicação. Com isso, seu valor não é colocado diretamente na operação.

CUSTO DE OPORTUNIDADE AMBIENTAL

Esse custo tem relação com o limite máximo ao explorar um determinado recurso natural para obter um benefício, por exemplo, se extrairmos em uma determinada área uma grande quantidade de matéria-prima presente no solo, essa mesma área não terá nutrientes ou solo fértil necessários para fins de plantio.

CUSTO DE OPORTUNIDADE CONTÁBIL

Esse custo está relacionado ao investimento alto de uma determinada empresa, porém sendo necessário gastar uma boa parte para garantir os benefícios almejados. Esse custo é relacionado em situações que envolve um investimento da empresa quando apresenta recursos escassos, sendo necessário escolher fazer alguma mudança específica e deixar outra de lado para economizar.


Agora que você conhece cada tipo de custo de oportunidade e como funciona esse tipo de investimento, não há como errar quando for decidir alugar um veículo, não é mesmo? Então confira as diversas opções de veículos e os serviços que a UseCar oferece, como o carro por assinatura ou aluguel de carro. Também possuímos o serviço de car-sharing, um sistema de carro compartilhado ideal para residências, hotéis, condomínios e muito mais. Se houver algum problema com o veículo contratado, não se preocupe, é só preencher o formulário de manutenção do veículo para agendar. Não deixe de conferir todas essas opções e adquira o melhor serviço para suas viagens!

Adicione seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

//