Sumário
Atualmente, é fácil notar o quanto os veículos evoluíram com o passar dos anos. Com essa evolução, muitos veículos hoje em dia apresentam diversos componentes, como sistemas elétricos e hidráulicos mais atualizados. Além desses componentes, hoje em dia contamos com um dispositivo totalmente novo: o sistema start-stop! Esse sistema é um dos dispositivos mais avançados da tecnologia automotiva e uma das principais inovações ultimamente.Nesse post, você vai saber o que é o sistema start-stop, como funciona, quais são as vantagens, as regras para fazê-lo funcionar e curiosidades desse dispositivo. Continue a leitura do Blog UseCar e saiba tudo sobre esse sistema inovador!
O QUE É O SISTEMA START STOP?
O sistema start-stop é um dispositivo que desliga o veículo de forma automática quando ele para totalmente e depois volta a ligá-lo de maneira instantânea quando o motorista começa a acelerar o veículo. O objetivo principal desse sistema é diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, reduzir a emissão de poluentes quando o motor se mantém ligado mesmo com o automóvel parado.
Além disso, apesar do start-stop ter sido feito a partir do sistema de partida normal, ele conta com algumas modificações. Uma dessas modificações apresenta uma central eletrônica que detecta quando é necessário ligar ou desligar o motor, além disso, possui um sistema de carga e uma bateria maior que consegue um número grande de partidas.
COMO FUNCIONA O SISTEMA START STOP?
Para que o sistema start-stop funcione corretamente, é necessário que o automóvel esteja parado e em marcha lenta. Nos veículos que possuem câmbio manual, a embreagem deve estar solta e nenhuma marcha deve estar engatada. Enquanto isso, nos veículos com câmbio automático, o freio deve estar sendo pressionado.
Além disso, a temperatura do motor e a do ambiente devem estar dentro da normalidade. Quando o veículo para, o motor se desliga automaticamente e fica em modo de espera. Após o motorista dar o comando, o motor volta a funcionar e liga quando é pressionada a embreagem novamente (câmbio manual) ou solto o pedal do freio (câmbio automático).
Vale lembrar também que, o sistema start stop é inteligente, por exemplo, se o veículo parar em um declive ou em algum morro, o sistema não desliga por motivos de segurança. Durante a parada do veículo, o sistema elétrico continua funcionando, porém, em alguns modelos específicos, somente o ar condicionado para e entra no modo ventilação enquanto o carro está desligado. Em determinados modelos, o ar condicionado continua funcionando desde que a temperatura externa esteja acima de um grau determinado.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS?
Uma das principais vantagens do sistema start stop, com certeza, é a economia de combustível . Ele também contribui para a redução da emissão de CO2, podendo chegar a até 19% de economia. Uma outra vantagem é a diminuição dos ruídos no motor, contribuindo para um maior conforto e segurança, tanto para o motorista quanto para os passageiros.
QUESTÕES DE SEGURANÇA
O sistema start-stop entende sobre as determinadas situações onde o acionamento pode trazer algum risco para a segurança. Um exemplo: caso o veículo fique parado em ladeiras íngremes, o motor não desliga. O sistema consegue identificar, também, quando o carro está efetuando algum tipo de manobra, não permitindo que o carro desligue quando parar. Todo o sistema elétrico do automóvel continua funcionando mesmo parado.
CURIOSIDADES SOBRE O SISTEMA START STOP
Confira abaixo algumas curiosidades sobre o sistema start-stop:
- Durante o funcionamento desse sistema, o compressor do ar-condicionado é interrompido imediatamente, mas o sistema de ventilação continua funcionando normalmente. Com isso, significa que o ar não será refrigerado durante esse acionamento.
- Os veículos que possuem o start stop possuem um sistema de gestão de energia, ela tem a função de monitorar o funcionamento de todos os dispositivos elétricos do automóvel e desligar instantaneamente os equipamentos que não precisam de uso no momento.
- A bateria dos veículos que apresentam esse sistema instalado possuem uma tecnologia diferente das baterias convencionais, já que ela suporta uma maior quantidade de partidas no motor. Além disso, o valor dessa bateria é bem alto, enquanto a bateria convencional é bem mais barata. Segundo estudiosos, a bateria dos sistemas start stop possuem uma vida útil maior do que a convencional.
- A instalação do sistema start stop não é recomendada em veículos na qual esse sistema não vem de fábrica, pois é necessário realizar a troca de diversos equipamentos eletrônicos do carro, como: bateria, motor de partida e muitos outros componentes, tornando a adaptação do veículo muito arriscada e com um custo muito alto.
Agora que você entende sobre como funciona o sistema start stop, suas vantagens e curiosidades, não deixe de acessar o site da UseCar e conheça o T-Cross Highline 1.4 que possui o sistema start stop! Conheça todos os serviços da UseCar, como carro por assinatura, aluguel de carro, terceirização de frotas e o car sharing com diversos modelos de veículos disponíveis!
Adicione seu Comentário