Sumário
É notável perceber o quanto os veículos sofreram atualizações e alterações, tanto no design quanto em suas funcionalidades. Os volantes mais antigos eram bem maiores do que estão nos veículos atuais, sendo bastante avantajados e robustos. Apesar disso, esses volantes não tinham esse tamanho por simples estilo ou design, mas sim porque as montadoras tinham a necessidade em equipar os veículos com um volante maior, para aumentar a força de movimento e exercer um conforto necessário para o condutor.
Após um tempo, surgiu a direção assistida, também conhecida como direção hidráulica, a fim de mudar o manuseio dos veículos e melhorar muitos recursos na direção. Por mais que esse tipo de sistema esteja cada vez mais comum nos dias atuais, ainda existem veículos que não possuem a direção assistida, principalmente em modelos mais populares.
Diante disso, é preciso entender como funciona a direção assistida e quais são os tipos, além das diferenças que cada um deles possui. Para solucionar todas as suas dúvidas, continue a leitura do Blog UseCar e saiba cada detalhe sobre esse sistema que prioriza o conforto e qualidade necessárias ao dirigir.
COMO FUNCIONA A DIREÇÃO ASSISTIDA?
A direção assistida foi criada com a finalidade em diminuir os esforços do condutor durante a mudança de direção e utiliza a pressão hidráulica para auxiliar no movimento, além de priorizar a segurança em curvas maiores e que exigem um esforço maior durante o giro do volante. Esse sistema torna a direção mais leve e confortável, oferecendo uma resposta melhor quando o carro em si, é maior e mais robusto, ou seja, independente do tamanho que o veículo seja, esse tipo de direção sempre irá facilitar o condutor.
A manutenção nesse tipo de sistema apresenta um custo bem mais baixo do que em direções manuais e mais antigas, pois todo o seu sistema hidráulico e elétrico possui componentes de fácil acesso, além de serem simples de consertar. Com o avanço da tecnologia, esse tipo de direção evoluiu e trouxe consigo outros tipos de sistemas, com um custo benefício cada vez melhor e mais barato.
TIPOS DE DIREÇÃO ASSISTIDA
Com várias mudanças e avanços tecnológicos existentes nos veículos atuais, a direção assistida também trouxe algumas variações em seu sistema. Por mais que esse tipo de sistema esteja sempre associado com a direção hidráulica, ela também conta com outros diferentes tipos de mecanismos de direção, sendo elas: a direção eletro-hidráulica, direção elétrica e a direção hidráulica propriamente dita. Confira a seguir cada um deles e suas respectivas funções.
DIREÇÃO HIDRÁULICA
Sendo a mais conhecida dentre as direções assistidas, a direção hidráulica é a mais popular do mercado e presente em diversos modelos de carros. Esse tipo de sistema possui uma bomba hidráulica que tem a função de gerar uma pressão e transmitir a força necessária para o funcionamento da direção, e dessa forma, inibe todo o esforço que o motorista possa ter ao movimentar o volante. Isso ocorre pois, quando movimentamos o volante, a válvula no sistema é aberta e libera o óleo sob pressão, aplicando uma força na coluna de direção.
Uma das principais vantagens da direção hidráulica é o baixo custo em sua manutenção, pois se constitui de componentes fáceis de serem substituídos ou consertados. Apesar disso, ele é um sistema que já vem de fábrica, ou seja, não há a possibilidade de instalar em veículos que não possui esse tipo de direção.
DIREÇÃO ELETRO-HIDRÁULICA
Esse tipo de direção é semelhante à direção hidráulica, mas sua diferença principal é que seu acionamento se dá por um motor elétrico comandado diretamente por uma central eletrônica, não sendo acionado pelo motor do carro propriamente dito. Mesmo com essa diferença, sua função é a mesma: o motorista não precisa empregar uma força no volante para fazer curvas simples ou mais bruscas, a direção eletro-hidráulica utiliza uma bomba elétrica para criar a pressão hidráulica necessária ao sistema, fazendo todo o esforço exigido e o bom funcionamento adequado durante as movimentações no volante.
Sua vantagem é que a potência do motor não é consumida durante o seu funcionamento, já que utiliza um motor elétrico para fazer o seu trabalho. Sendo assim, o consumo do motor tem um menor impacto comparado com o sistema de direção hidráulica convencional. Porém, sua desvantagem é seu custo bastante elevado, já que utiliza componentes mais específicos e com um custo alto no mercado automobilístico.
DIREÇÃO ELÉTRICA
A direção elétrica é o sistema de direção assistida mais atualizado e moderno do mercado, apresentando diversas vantagens e benefícios ao veículo. Nesse tipo de sistema, o motor elétrico é acoplado com a coluna de direção, sendo assim, ele dispensa diversos outros componentes presentes nos tipos de direções mencionados anteriormente, como os fluidos hidráulicos e mangueiras. Além disso, eles possuem um baixo custo em sua fabricação, não precisam de manutenção e graças a seu acoplamento direto à coluna de direção, é bem mais leve. Da mesma forma que a direção eletro-hidráulica, ela também não consome a potência do motor.
Uma de suas principais vantagens é que conseguem apresentar uma leveza bastante significativa e satisfatória em manobras com velocidades variadas, onde às vezes pode exigir um esforço maior dependendo do peso em que velocidade exerce sobre o veículo. Dessa forma, a sensibilidade do volante traz uma segurança maior ao condutor, independente de qual velocidade ou manobra ele possa estar fazendo.
Com a direção elétrica sendo cada vez mais utilizada, alguns veículos mais modernos possuem no painel (e interligados diretamente ao sistema de direção) um sistema de assistente de manobras, que possui a função de estacionar o veículo praticamente só com o comando do motorista, sem precisar que ele coloque as mãos no volante. Sendo assim, é notável que o futuro será cada vez mais focado na direção elétrica!
QUAL É A MELHOR DIREÇÃO: HIDRÁULICA, ELETRO-HIDRÁULICA OU ELÉTRICA?
Por mais que existam diversas vantagens em cada uma das direções, também há algumas desvantagens que podem influenciar na escolha de qual é a melhor direção assistida. Por exemplo, na direção hidráulica o custo é mais acessível em sua manutenção, além de estar presente em vários carros de entrada no mercado. Apesar disso, ele utiliza a potência do motor para o seu funcionamento, exigindo um esforço maior do motor do veículo. Já a direção eletro-hidráulica e elétrica são sistemas que utilizam uma bomba elétrica, poupando o esforço do motor e não utilizando componentes do veículo. Porém, o custo de ambas são altas, além de estarem presentes em carros mais modernos.
Com isso, a resposta para essa pergunta vai depender do próprio condutor do veículo em escolher a melhor opção de direção, observando a vantagem de cada uma e o custo-benefício necessário de uma maneira individual.
Agora que você conhece cada tipo de direção assistida, suas funções e vantagens, não deixe de conferir as diversas opções de veículos e serviços que a UseCar oferece, como o carro por assinatura ou aluguel de carro. Além disso, possuímos o serviço de car-sharing, um sistema de carro compartilhado ideal para residências, hotéis, condomínios e muito mais. Caso ocorra algum problema com o veículo contratado, não se preocupe, é só preencher o formulário de manutenção do veículo para agendar. Não deixe de conferir todas essas opções e adquira o melhor serviço para suas viagens ou dia a dia!
Adicione seu Comentário