Sumário
Para quem é proprietário de um veículo, sabe que todo ano é necessário pagar um imposto para o governo chamado IPVA. Mas, poucos sabem todas as informações relevantes referente a esse imposto cobrado anualmente. Por exemplo, o que significa, para que serve, quanto é preciso pagar e quando, ou, se é possível obter a isenção.
Se você gostaria de saber mais sobre esse assunto, não deixe de continuar a leitura do blog UseCar, você terá acesso às perguntas e respostas mais relevantes referente a esse assunto. Confira!
O QUE É IPVA?
A sigla IPVA significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Esse imposto é cobrado anualmente pelos governadores estaduais. Os valores podem variar de estado para estado, assim como, de veículo para veículo. O IPVA foi instituído em 1986 para substituir a antiga Taxa Rodoviária Única.
Porém, diferente da TRU, o IPVA não necessariamente é aplicado para melhorias de ruas e estradas. Toda quantia arrecadada é dividida entre o Estado, Município e Governo Federal. Todo o valor será aplicado conforme a necessidade do momento, podendo ser utilizado para mobilidade, educação e saúde.
COMO CONSULTAR IPVA 2022
Para fazer a consulta do IPVA do ano de 2022 é bem simples. O proprietário do veículo poderá fazer a consulta do valor do imposto, tanto por um aplicativo de celular, quanto em redes bancárias que contém terminais de autoatendimento.
Lembrando que a forma e a data do pagamento podem variar entre os Estados. Portanto, é extremamente importante checar o calendário de cobrança divulgado pela Secretaria do seu Estado.
IPVA POR ESTADO
Como a forma de pagamento e o valor do IPVA podem variar. Segue exemplos de como funciona o pagamento de alguns Estados a seguir:
IPVA EM SÃO PAULO
No estado de São Paulo, o governo envia os boletos a domicílio, podendo efetuar o pagamento do mesmo em agências bancárias ou pelo site do banco em que o boleto foi emitido. As datas de vencimento do pagamento podem variar de acordo com a placa de cada veículo.
IPVA NO RIO DE JANEIRO
No Rio de Janeiro, assim como em SP, o valor pode ser pago por meio de boletos bancários emitidos pelo banco credenciado ou pela secretaria da Fazendo do RJ.
IPVA EM MINAS GERAIS
Em Minas Gerais, a emissão do guia de arrecadação poderá ser feita pelo site da Secretaria da Fazenda de MG ou nas Repartições Fazendárias. O pagamento poderá ser efetuado nos próprios terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados. Basta informar o número do Renavam do veículo.
COMO CALCULAR IPVA
Como falado anteriormente, o IPVA é de responsabilidade de cada estado. Mas, geralmente, a base de cálculo do imposto é feita de 3% a 4% do preço médio praticado no mercado no final. Os valores são pesquisados em publicações especializadas.
Para obter informações mais exatas, não deixe de consultar o site da Secretaria da Fazenda do seu Estado.
QUEM TEM DIREITO A ISENÇÃO DO IPVA?
Normalmente a isenção do IPVA acontece em veículos de serviço público, assim como, em máquinas agrícolas, táxi de propriedade de motoristas profissionais autônomos, veículos que pertencem a funcionários de carreira diplomática e a pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo poder público estadual e municipal.
Outra ocasião que pode ocorrer a isenção, são em veículos acima de alguns anos a partir da data de fabricação do mesmo. Nesse caso, a quantidade de anos para obter a isenção também pode variar de estado para estado, obtenha mais informações na Secretaria do Estado vigente.
Agora, já pensou em não precisar se preocupar com IPVA e com as outras burocracias a mais que um veículo próprio pode gerar? Não deixe de acessar o site da UseCar e conhecer nossos serviços como aluguel de carros ou assinatura de carros. Tudo sem precisar de muita burocracia. Confira!
Adicione seu Comentário