Sumário
Com os avanços das tecnologias, muitos processos têm se adaptado à realidade atual digital. A otimização de tempo é um fator muito importante, sendo algo que todos prezam e buscam diariamente. Para ajudar os condutores na solicitação e na resolução de alguns problemas, o Detran começou a aderir recentemente aos serviços digitais. Através de suas plataformas, você consegue solicitar ou ter acesso a informações de forma prática e rápida.
Quer saber mais sobre como vai funcionar os serviços digitais, principalmente, se é possível fazer a transferência de carro pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e quais são os documentos necessários, continue a leitura do Blog UseCar e saiba mais.

É POSSÍVEL FAZER A TRANSFERÊNCIA DE CARRO PELO DETRAN DIGITAL?
A partir do mês de Janeiro de 2021, a Carteira Digital de Trânsito (CDT) ganhou uma nova funcionalidade. Agora, através do aplicativo será possível fazer a transferência do veículo de forma 100% digital. É um procedimento simples, rápido e menos burocrático, uma vez que dispensa o reconhecimento de firma ou firmar contrato em papel.
Para que essa funcionalidade esteja disponível para todos os usuários do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, é necessário cumprir alguns requisitos, como:
- O veículo que será transferido deve possuir a documentação digital, ou seja, só será possível fazer a transferência de veículos fabricados a partir de janeiro/2021 ou fazer a migração desse documento para o digital.
- Os usuários que estarão envolvidos nesse processo de transação, deve possuir um login qualificado no gov.br, ou seja, deve conter um acesso via certificado digital.
- É necessário também que o Detran onde o carro esteja registrado, tenha aderido ao novo sistema de autorização digital.
COMO FAZ A TRANSFERÊNCIA DE CARRO PELO DETRAN DIGITAL?
Com a possibilidade de efetuar a transferência de carro digitalmente, o processo ficou ainda mais fácil. A transferência será realizada através da Carteira Digital de Trânsito, dispensando a necessidade de ir ao cartório reconhecer firma. A validação da transferência será feita pela plataforma eletrônica do “gov.br” ou no app da CDT.
Para efetuar a transferência, primeiramente, é necessário ter o cadastro na gov.br e que o documento CRV tenha sido emitido após janeiro de 2021 ou esteja na plataforma digital. Caso não tenha sido emitido a partir desse período, o documento do carro ainda será em papel, não tornando possível a efetivação da transferência de forma digital. Lembrando também que, para efetuar a transferência do carro, não pode existir nenhuma pendência.
Vamos agora ao passo a passo de como deve ser feito o processo de transferência de carro digitalmente:
- É necessário que a pessoa que deseja fazer a transferência acesse o aplicativo da CDT, informe o CPF da pessoa que receberá a transferência e que seja feita a assinatura da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) de forma digital. Com essa validação será dispensável a necessidade de reconhecimento de firma no cartório.
- O próximo passo é a pessoa que irá adquirir o veículo em seu nome receberá uma notificação e repetirá o processo a partir do seu cadastro da plataforma gov.br. Após a conclusão da transferência pelo sistema, o novo proprietário passa a ter o documento do veículo armazenado digitalmente no aplicativo do CDT.
O QUE É ATPV, CRV E COMO FAZER DIGITALMENTE?
O ATPV e CRV são os documentos necessários para a realização da transferência do carro de forma digital. O CRV (Certificado de Registro de Veículo) é o documento que contém todas as informações necessárias do veículo, como cor, tipos de molas, suspensão, entre outras. Ou seja, qualquer alteração feita no automóvel, o proprietário deverá levar este documento até o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para fazer o registro da alteração feita.
Para fazer a transferência desse documento CRV físico para o digital é necessário realizar o cadastro primeiramente no gov.br. Durante o preenchimento do cadastro serão solicitados alguns documentos, incluindo o RENAVAM. Após isso, será solicitado o código de segurança do CRV físico, localizado no canto superior do documento. Feito isso, você terá o Certificado Eletrônico de Veículos.
Já o ATPV (Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo) é um documento que já está disponível em um formato digital para que o proprietário e o futuro proprietário do veículo realizem o preenchimento. Ao realizarem o preenchimento, ambos irão manifestar o acordo de transferência do veículo, se tornando oficial e concluído o processo.
QUANTO TEMPO LEVA PARA A CONCLUSÃO DA TRANSFERÊNCIA VEICULAR DIGITAL?
O processo completo de transferência veicular digital pode variar de caso para caso, normalmente tem uma duração de 20 a 30 dias até que o processo seja concluído. Se o prazo se estender um pouco mais que isso, é por haver a necessidade de atualização de alguma documentação. De modo geral, fazer a transferência de veículo pela Carteira Digital de Trânsito ficou ainda mais fácil.
Se ao transferir o carro, você ainda deseja ter a liberdade e facilidade de mobilidade que só o carro pode proporcionar. Não deixe de conhecer os serviços disponíveis na UseCar. Acesse o site e adquira carros por assinatura ou aluguel de carro com o preço justo e sem burocracia. Confira!
2 Comments
Uma boa opção para fugir do tradicional
Excelente
Adicione seu Comentário