Sumário
É uma forma bastante comum quando vamos à uma oficina de manutenção, ou até mesmo um posto de gasolina, o profissional do local oferecer uma avaliação sobre o nível da água do radiador ou o óleo, e então, sugerir para completá-la. Porém, por mais que seja uma análise simples, colocar a água não tratada e um óleo vencido, pode ocasionar diversos problemas ao motor, ou seja, danificando ainda mais o que poderia ser resolvido com um simples abastecimento correto dos líquidos. Alguns desses líquidos podem conter minerais e gerar reações químicas diversas, impossibilitando o funcionamento correto das partes internas do motor. Utilizando todos esses exemplos, chegamos no fluído para radiador. Afinal, qual é a sua importância?
O fluido para radiador desempenha um papel fundamental em todo sistema de arrefecimento do veículo. Esse fluido é um produto químico à base de polietilenoglicol, misturado com água e utilizado para proteger as partes internas, especialmente todas as partes metálicas do motor. Esse líquido, além de garantir o resfriamento dos componentes, também auxilia no equilíbrio da temperatura do bloco do motor. Com isso, ele faz com que não ocasione o superaquecimento ou até mesmo o congelamento do líquido, dependendo das alterações climáticas no ambiente externo.
Diante desses exemplos, continue a leitura do Blog UseCar e saiba como usar o fluido para radiador, além de saber qual é melhor para o veículo e sua importância para manter o ótimo funcionamento do motor!
QUAL MELHOR FLUIDO PARA RADIADOR?
O fluido de radiador está disponível em duas versões: a concentrada (utilizado como aditivo) e a pronta para uso. No caso do produto pronto, ele utiliza água pré-tratada ou tratada, não precisando qualquer tipo de preparo ou mistura. No caso do concentrado, ele deve ser misturado à água, porém observando se a água não é alcalina ou uma água não tratada, ou seja, que possa estar contaminada. Caso utilize uma água não tratada, poderá acabar prejudicando o funcionamento do motor.
É essencial focar na qualidade do produto e não apenas no preço dele em si, sempre escolhendo fluídos de qualidade e que possuem todos os componentes necessários para o uso. A seguir, saiba mais sobre a diferença e vantagem entre os dois tipos de fluidos:
Pronto para uso: a vantagem desse líquido é que ele não precisa de adição de água, facilitando a sua aplicação no radiador. Para utilizá-lo corretamente, basta seguir as orientações do produto e preencher o recipiente do motor até a capacidade total.
Concentrado: já nesse líquido, a mistura é realizada manualmente, seja pelo condutor do veículo ou mecânico da oficina. Caso tenha dúvidas, opte por deixar um profissional mecânico fazer essa mistura, pois todo o cuidado deverá ser tomado ao utilizar a água nas proporções corretas e garantir a sua eficiência.
Com isso, conclui-se que nas duas opções as características químicas são similares, o que diferencia principalmente é a forma de preparo de cada uma delas, além do valor cobrado por cada produto.
COMO USAR FLUIDO PARA RADIADOR?
Usar o fluido de radiador no sistema pode até parecer simples, mas não é. A maneira correta de colocar no radiador pode ser encontrada no manual do fabricante, pois é através dele que mostrará a proporção ideal, tanto da opção concentrado quanto do pronto para uso, ambos com níveis de diluição diferentes. Dessa forma, caso ainda tenha dúvidas em como utilizar, não arrisque e leve a um profissional de confiança, sem esquecer de estar atento ao prazo para a manutenção do veículo.
Lembrando que a troca do líquido do radiador ou simplesmente o abastecimento só pode ser feita depois de uma limpeza completa do sistema. Além disso, existe também a necessidade em extrair tudo que possa impedir as entradas do circuito, pois não se pode conter bolhas de ar internamente, preenchendo somente com água desmineralizada e próprio aditivo.
PARA QUE SERVE O FLUIDO DO RADIADOR?
O próprio radiador em si tem como função o arrefecimento do bloco do motor, como dito anteriormente, com a utilização da mistura de água e do ar. O líquido colocado em seu reservatório bombea com a função de manter e regular toda a temperatura do motor. Dessa forma, o fluido do radiador protege contra o possível início de corrosão dos mais variados componentes do motor.
Mesmo que possua uma importância significativa, o uso apenas da água desmineralizada como forma de refrigerar o motor representa apenas o primeiro passo para o bom desempenho do veículo, porque somente o uso do líquido não garantirá toda a estabilidade para o refrigeramento dos componentes.
Com a adição do fluido nesse sistema, há um aumento significativo no arrefecimento e, consequentemente, melhora na capacidade da diminuição de temperatura dos componentes mais quentes e também no ponto de ebulição mais elevado.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE FLUIDO E ADITIVO PARA RADIADOR?
Apesar de possuírem nomenclaturas diferentes, ambos os líquidos são comercializados com o mesmo descritivo: proteger o sistema de arrefecimento contra as corrosões e manter a temperatura dos componentes normalizada, não superaquecendo ou congelando. E para que o líquido seja considerado realmente um aditivo de radiador, ele deve possuir em sua composição uma porcentagem específica de MEG (monoetilenoglicol), além de ser aprovado pelo INMETRO e seguir todas as normas ABNT.
Já o fluido em si não contém nada disso, pois quando o líquido não contém o MEG em sua composição ou não atende às normas, ele não é considerado aditivo, ou seja, não contém todos os requisitos que oferece o aditivo, e consequentemente, o desempenho do produto também será diferente. Com isso, toda a proteção do sistema interno e o benefício durante as mudanças de temperatura será inferior. Dessa forma, a diferença entre fluido e aditivo para radiador é bastante nítida: enquanto o fluido oferece a proteção normal do motor, o aditivo possui benefícios extras, oferecendo uma eficácia maior na proteção e desempenho para o arrefecimento do motor.
Agora que você entende melhor como funciona o fluido para radiador, sua importância, como usá-lo e para que serve, ficará mais fácil tomar todos os cuidados possíveis no veículo e principalmente no sistema do radiador, mantendo-se atento à ele, juntamente com o óleo do motor e a água. Para viajar com segurança, não se resume estar atento a esses componentes, mas sim em ter um carro econômico, seguro e com benefícios que cabem no seu bolso. Então não deixe de acessar a UseCar e conferir as diversas opções de veículos, além dos serviços, como o carro por assinatura ou terceirização de frotas. Conheça todas essas opções e adquira a melhor delas para suas viagens ou passeios!
Adicione seu Comentário