Sumário
Desde o momento em que se inicia a partida no carro, uma série de processos mecânicos, hidráulicos e elétricos acontecem para que ele comece a funcionar. Através das várias combustões decorrentes da queima do combustível que inicia-se o funcionamento do motor, e com isso, as temperaturas nessa região do motor aumentam drasticamente. Para que nenhum componente de baixa resistência derreta e acabe comprometendo o funcionamento correto do automóvel, existe o sistema de arrefecimento para ajudar no controle das temperaturas.
O arrefecimento nada mais é que a queda de temperatura, resfriamento ou perda de calor, por isso o sistema leva esse nome. Vale lembrar que para evitar problemas relacionados ao sistema de arrefecimento, é essencial estar com as manutenções em dia, pois elas são de extrema importância para manter o ótimo funcionamento do motor e também de todo o veículo.
Com isso, continue a leitura do Blog UseCar e saiba como funciona o sistema de arrefecimento do motor, além de saber quais tipos existem, os tipos de limpeza necessários e toda a sua importância para manter a temperatura ideal no motor do veículo!
COMO TIRAR AR DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?
Para manter o funcionamento correto do sistema de arrefecimento, é necessário que todo o sistema de entrada e saída esteja limpo, sem nenhuma sujeira ou algo que impeça o seu funcionamento. Porém, se existir ar nas mangueiras desse sistema, ele deverá ser retirado e feito sempre por um profissional qualificado. Durante a inspeção, o profissional deve retirar a mangueira de suspiro, completar com água o sistema até perceber que através da mangueira sai apenas a água introduzida. Logo após esse procedimento, deve-se colocar a mangueira novamente e reabastecer o sistema com a solução adequada (fluído e aditivo).
Com a retirada do ar, é necessário manter o sistema de arrefecimento em condições adequadas para o seu funcionamento, sendo recomendável a troca do aditivo do radiador a cada 30 mil quilômetros rodados ou até completar 12 meses. Além disso, é imprescindível saber as diferenças entre o aditivo do radiador e o líquido usado na limpeza, sem contar na verificação do reservatório d’água e observar se está abaixo do necessário. Cada tipo de veículo tem o seu nível e caso esteja abaixo, complete-o com água e aditivo, na proporção recomendada do manual ou fabricante do carro.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ARREFECIMENTO?
Através das mangueiras do sistema, todo o fluido é impulsionado depois do acionamento da bomba d’água, percorrendo por dentro do motor até chegar ao radiador. Durante esse percurso, a temperatura do líquido de arrefecimento fica bastante elevada, pois ela passa durante o processo de combustão do motor. Quando o fluido chega ao radiador, inicia-se a troca de calor com o ar externo para que ocorra o resfriamento do líquido.
Na parte interna dos componentes do sistema de arrefecimento, existe uma válvula, chamada válvula termostática, na qual libera todo fluxo do líquido pelas mangueiras durante esse processo. Essa válvula funciona quando o fluido está passando pelo motor e, ao atingir uma certa temperatura, ele bloqueia a passagem no momento em que ele esfria. Além dele, todo esse processo também ocorre com a ajuda da ventoinha, na qual utiliza o mesmo princípio de um ventilador, ajudando a retirar calor do motor com o movimento das hélices.
TIPOS DE SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Como dito anteriormente, a finalidade do sistema de arrefecimento é manter os componentes em sua temperatura ideal, sem que a alta temperatura do motor estrague as partes internas. Apesar disso, existem dois tipos de sistema de arrefecimento, porém com o mesmo propósito. Abaixo você pode conferir mais sobre eles:
Sistema aberto – durante os anos 80, esse era o tipo de sistema mais utilizado nos automóveis. Por ser um sistema exposto, todo o fluido evapora-se e, por conta disso, sempre é necessário repô-lo de maneira constante. O seu sistema arrefecido a água se tornou comum, mas o seu maior desafio era ter que sempre ser inspecionado e completado.
Fluxo fechado e pressurizado – atualmente, esse é o sistema de arrefecimento mais comum nos veículos mais novos e até mesmo sendo trocado nos mais antigos. O seu sistema impede que o fluido misturado junto ao aditivo evapore, mantendo sempre a temperatura ideal. Dessa forma, o motorista não precisa fazer a reposição no radiador com tanta frequência. Caso o reservatório fique sempre com nível baixo, há a possibilidade exista algum defeito no sistema ou até mesmo no indicador eletrônico ( ou analógico) do painel do veículo.
COMO LIMPAR O SISTEMA DE ARREFECIMENTO?
Por mais que a manutenção do motor do veículo seja essencial e de extrema importância, ele também depende de vários outros fatores para o seu funcionamento adequado, ou seja, a limpeza do sistema de arrefecimento é fundamental nesse processo. Diferente de outros componentes, fazer a limpeza nesse sistema pode ser um pouco trabalhoso. Através disso, existem algumas ferramentas adequadas para fazer esse tipo de limpeza. Confira abaixo como fazer e quais são ferramentas necessárias para iniciar limpeza do sistema de arrefecimento:
Itens adequados: antes de começar a limpeza, é necessário separar alguns utensílios e ferramentas importantes durante o procedimento, sendo elas: uma chave ajustável, um balde, toalhas, água, mangueira, anticongelante e o kit de limpeza. O último item poderá ser encontrado em várias lojas especializadas em componentes para veículos.
Começando a limpeza: ao iniciar a limpeza, primeiramente o veículo precisa estar em um local totalmente nivelado, bem iluminado ou a luz do dia. Necessário também que o motor esteja frio, sem que esteja funcionando ou ligado recentemente. Seguindo, a válvula de drenagem do sistema deverá ser desacoplada com o auxílio de uma chave ajustável, drenando o fluido de refrigeração com o auxílio de um balde vazio. Após finalizar toda a drenagem, fechar novamente a válvula.
Instalação do kit de limpeza: nessa instalação é necessário cortar o canal de alimentação do motor para instalar o componente “T” na linha da passagem do líquido. Após isso, todas as conexões devem ser apertadas para conectar a mangueira ao kit de limpeza. Um divisor deve ser acoplado na parte superior do radiador. Por fim, ligar a mangueira ao divisor para que a água e o líquido refrigerante sejam despejados no balde.
Concluindo o procedimento, ligue o motor do veículo e abra a água na qual estiver conectada a mangueira. O líquido irá circular e sairá através do divisor que foi colocado no radiador, com isso, toda a água despejada deve ser bombeada até que passe a sair com um aspecto mais limpo e reluzente. Nesse procedimento final é necessário desligar o motor e a água que está circulando na mangueira. Ao observar que a água tem o aspecto mencionado, significa que o sistema já está limpo.
Vimos a importância que o sistema de arrefecimento oferece para o bom funcionamento do motor, além dos tipos diferentes e a maneira na qual ele funciona. É importante manter esse sistema sempre limpo e com sua manutenção em dia, caso contrário, muitos problemas poderão surgir durante o funcionamento do motor. Agora que já tem conhecimento sobre esse sistema e deseja viajar com um carro econômico, seguro e com diversos benefícios que cabem no seu bolso, então você está no lugar correto! Não deixe de conferir as diversas opções de veículos e os serviços que a UseCar oferece, como o carro por assinatura ou terceirização de frotas. Conheça todos esses serviços e adquira a melhor opção para suas viagens, com o conforto que você merece!
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