Sumário
Além da segurança e do conforto que precisamos ao conduzir um veículo, é necessário estar atento a todos os documentos veiculares, principalmente as datas de vencimentos referentes a pagamentos e atualizações. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), referente ao ano de 2021, está sendo exigido desde junho de 2022, sendo o documento válido para comprovar a regularidade do veículo durante as fiscalizações de trânsito.
O agente de trânsito observará a regularidade dos documentos obrigatórios, sendo necessário estar sem nenhuma dívida, seja multa ou qualquer tipo de regularização do veículo. De acordo com o DETRAN-MG, o prazo para a exigência do CRLV 2022 ainda não foi definido, sendo necessário estar em dia com o licenciamento referente ao ano de 2021.
Continue a leitura do Blog UseCar e saiba melhor como funciona o CRLV e a sua importância, as condições de pagamento, as consequências caso não seja pago e muito mais. Confira todas as dicas disponíveis e fique por dentro desse documento essencial para todos os motoristas!
A IMPORTÂNCIA DO LICENCIAMENTO
O licenciamento do veículo é uma das partes mais importantes que todo condutor deve fazer, pois ele é o processo de regularização do carro. Através do licenciamento é que permite a livre circulação do veículo, sem que haja restrições ou qualquer outro problema com a fiscalização. Com ele, o condutor consegue adquirir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), um documento que é essencial estar sempre em mãos enquanto estiver dirigindo.
Esse documento importante comprova que o veículo está em condições seguras, sem problemas relacionados à criminalidade ou veículo clonado, roubado ou furtado. Além disso, demonstra que o veículo está em condições legais em relação à emissão de gases poluentes, permitido pela lei, estando em uma faixa aceitável.
Esse tipo de licenciamento é um dever do proprietário, fazendo parte da série de obrigações que devem ser cumpridas todos os anos. Esse procedimento não é feito apenas uma vez, devendo ser efetuado todos os anos, ou seja, sempre atente-se e planeje as datas para o pagamento. Não se esqueça que cada estado e município tem sua maneira, datas específicas e prazos para realizar esse procedimento.
QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES PARA PAGAR O LICENCIAMENTO?
Pagar o licenciamento é fundamental para autorizar a circulação do veículo e eliminar todas as pendências possíveis. Neste ano, a data final para pagar o CRLV foi no dia 31 de março de 2022, para todas as placas. No estado de Minas Gerais, a validade do licenciamento ocorreu para todos os carros no mesmo dia. Caso tenha perdido o prazo desse pagamento, discutiremos abaixo sobre como efetuar o pagamento e as condições.
Para iniciar, consulte quando seria o vencimento do CRLV 2022 para o seu carro. O calendário de pagamento pode variar de acordo com o mês e também com o final da placa do carro. Não conhecer as datas de vencimento das pendências tributárias do veículo é o primeiro erro de todo condutor, pois esse acúmulo pode trazer muitos prejuízos futuros, além de outros gastos como a manutenção e o combustível.
Depois disso, é preciso que pague o IPVA ou até mesmo as multas pendentes (caso tenha) para realizar o licenciamento do ano de 2022. Qualquer tipo de débito pendente impedirá que você licencie o seu automóvel e também a atualização do seu documento veicular. Ao quitar todas as dívidas, seja o IPVA e as multas, resta somente finalizar o processo, pagando, assim, o licenciamento 2022.
COMO IMPRIMIR O CRLV?
No início do ano de 2021, o CRLV-e, que nada mais é que o CRLV Digital, passou a ser emitido e a substituir o CRLV impresso em todo o Brasil. Desde então, o Detran não emite mais o documento em papel-moeda, sendo possível agora imprimir esse documento em folha A4 comum. Com isso, o motorista pode ter o documento físico do CRLV sem a necessidade de ir até o órgão de trânsito.
Para imprimir o CRLV-e é só acessar o portal do Detran do seu estado e seguir os passos abaixo:
- No portal do Detran, acesse a aba “Veículos”;
- Clique no campo “Licenciamento anual (CRLV-e)” e siga as instruções;
- Digite as informações do seu cadastro pessoal ou cadastre no portal, caso ainda não tenha nenhum cadastro;
- Clique na opção “Licenciamento Anual” e depois em “Licenciamento digital (CRLV-e)”;
- Insira o número do seu Renavam e também da placa do veículo;
- Por fim, seguindo todos esses passos, o documento já estará disponível para impressão e também para o download. Lembrando que para acessar esse documento, é necessário que não tenha nenhuma pendência ou multa não paga, pois isso impossibilita o acesso ao documento.
COMO BAIXAR O CRLV DIGITAL?
Da mesma forma que imprimir CRLV saber como baixar o CRLV digital, siga os seguintes passos abaixo:
- Acesse o portal do Detran do seu Estado ou baixe o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”. Para baixar diretamente o documento CRLV, você pode fazer o download pelo aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” para iPhone ou Android;
- Faça seu cadastro pessoal na plataforma. Caso o motorista deseje baixar pelo aplicativo CDT, é necessário realizar o cadastro na plataforma gov.br. No portal do Detran, o usuário deve acessar seu perfil pessoal. Em ambos os cadastros, tanto o CPF quanto a senha são requisitados;
- No aplicativo “CDT”, clique na aba “Veículos” que está no menu principal. No portal do Detran, acesse “Licenciamento Digital (CRLV-e)”.
- Consulte o Renavam e o código de segurança do CRV. É essencial que você já tenha licenciado seu veículo em 2022, pois se ele estiver atrasado ou com pendências, o download do CRLV Digital 2022 não estará disponível;
- Tanto o Renavam quanto o código de segurança do CRV em mãos, o usuário deve cadastrar seu CRLV Digital pelo aplicativo “CDT” ou pelo portal do Detran. Esses dois números são em diferentes documentos, pois o Renavam fica no CRLV do veículo e o código de segurança no CRV do carro;
- Após seguir todas essas etapas, o CRLV Digital fica disponível para consulta e também para o download pelo aplicativo. No aplicativo, esse documento também ficará disponível mesmo sem internet.
O QUE ACONTECE SE NÃO PAGAR O LICENCIAMENTO?
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir um veículo que não esteja com o registro atualizado, multas pagas e não estar devidamente licenciado, configura como uma infração de trânsito. Caso não faça o licenciamento, o proprietário comete uma infração gravíssima. Se o veículo for pego pela fiscalização, receberá uma multa de cerca de R$ 293,47 e confere sete pontos na CNH.
Para que não haja esses imprevistos, sempre mantenha seus documentos pessoais bem cuidados, além de manter também os cuidados com o veículo. Por isso, caso tenha sido pego pela fiscalização por não estar com o pagamento em dia, não negligencie o ocorrido e faça o possível para resolver a situação. Diante disso, sempre manter a sua consciência tranquila no volante é essencial na hora de dirigir com segurança e conforto!
Agora que você sabe melhor sobre a importância do CRLV e também sobre manter todas as dívidas pagas, é notável o quanto essas cobranças podem ser bem significativas para continuar com o licenciamento em dia. Mas não se preocupe, temos a solução para evitar gastos tão elevados! Na UseCar, ao adquirir um dos planos de carro por assinatura disponíveis, você decide o período entre 12, 18 ou 24 meses com mensalidades fixas e, dessa forma, fica livre de gastos e burocracias como o próprio CRLV, IPVA, seguro e até mesmo as manutenções previstas no manual. Todas essas cobranças são livres ao assinar o serviço, além de contar com a proteção 24h.
Caso queira dirigir um veículo totalmente seguro, confortável e com todos esses benefícios descritos que cabem no seu bolso, não deixe de acessar o site da UseCar e conhecer todos os serviços disponíveis, sendo uma delas o aluguel de carros. Adquira já a melhor opção para suas viagens, passeios ou até mesmo a trabalho!
Adicione seu Comentário