COMBUSTÍVEL: GASOLINA ADITIVADA, COMUM, ETANOL OU ÁLCOOL

COMBUSTÍVEL: GASOLINA ADITIVADA, COMUM, ETANOL OU ÁLCOOL

Na hora do abastecimento do veículo, podem surgir muitos questionamentos, principalmente em carros flex. Os questionamentos podem variar entre qual tipo de gasolina é a melhor, se deve abastecer o carro de etanol ou álcool e assim por diante. É importante saber a procedência de cada um desses combustíveis, visto que eles colaboraram com a vida útil do motor e o bom desempenho do veículo.

Portanto, se você quer entender mais sobre cada uma dessas opções, continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto tão importante, principalmente, para os condutores de algum tipo de veículo.

É BOM ABASTECER COM GASOLINA ADITIVADA?

A gasolina aditivada é uma das questões que entram em pauta quando o assunto é abastecer o carro. Apesar de conter uma diferença no valor da gasolina comum, a gasolina aditivada pode proporcionar alguns benefícios ao seu veículo, como:

  • Conserva a vida útil dos componentes, como: motores, bombas, injetores e tanque;
  • Possui antioxidantes que retardam o envelhecimento do veículo;
  • É mais sustentável que a gasolina comum, por reduzir os níveis de carbono no motor;
  • Promove redução de atrito no sistema, o que acaba fazendo com o que o carro consuma menos combustível.

COMO SABER SE É MELHOR COLOCAR GASOLINA OU ETANOL?

Em casos de carro flex, essa pode ser uma dúvida bastante recorrente. Mas há uma grande diferença entre esses dois combustíveis, enquanto a gasolina é um combustível derivado do petróleo, o etanol é um álcool feito por meio de uma fermentação de açúcares. Dessa forma, por serem combustíveis produzidos com substâncias bem diferentes, a potência que cada um pode proporcionar ao veículo é diferente. Sem contar que o processo e os recursos utilizados para fazer cada um desses combustíveis, afetam diretamente no valor final do produto.

Portanto, é necessário saber que nem sempre o mais barato trará um melhor e maior rendimento ao seu carro. Para saber qual vale mais a pena, é importante fazer cálculos que mostram qual dos dois irá compensar mais e proporcionará um melhor custo benefício. Sabendo que o álcool costuma ter uma durabilidade de 30% menos que a gasolina, o seu valor deve ser proporcional a isso, saindo mais em conta e contendo um preço 70% menor que o da gasolina.

PODE COLOCAR GASOLINA E ETANOL JUNTOS?

Vale ressaltar que se o é carro flex, ele funciona normalmente com os dois combustíveis, de modo separado ou com a mistura de ambos em qualquer proporção. Nesse caso, não há nenhum tipo de restrição ao misturar gasolina e etanol, tanto em proporções iguais, quanto em proporções diferentes.

O QUE É CARRO COM COMBUSTÍVEL FLEX?

Um carro com o combustível Flex é um veículo que consegue funcionar tanto com gasolina, quanto com etanol, pois possui em seu escapamento um componente chamado sonda lambda, responsável por reconhecer qual é o combustível utilizado, informando a central eletrônica do modelo. Através disso, o motor é ajustado, desenvolvendo o desempenho ideal para o combustível ou a mistura presente no tanque.

QUAL A FORMA CORRETA DE ABASTECER CARROS FLEX?

O motorista tem total autonomia conforme a sua preferência e custo benefício. Não existe uma forma correta. Abastecer somente com gasolina tem as suas vantagens, sendo ele, um menor consumo. Mas caso abasteça somente com etanol, o seu automóvel poderá ter um melhor desempenho, porém utilizará mais combustível para isso. Tudo vai depender do custo entre os dois combustíveis e qual irá compensar mais.

QUAL A DIFERENÇA DO ÁLCOOL PARA GASOLINA?

Existe uma grande diferença entre esses dois combustíveis, como:

  • Gasolina: é um combustível fóssil, produzido do petróleo e apresentando um maior potencial poluente. Além disso, ele é constituído por diversos hidrocarbonetos, que evaporam em diferentes temperaturas.
  • Etanol: é um combustível que possui somente um tipo de hidrocarboneto, evaporando de uma só vez. Por mais que apresente uma maior octanagem, o que permite taxas de compressão maiores e mais potência, é um tipo de combustível que precisa ser abastecido mais vezes, ou seja, rende mais em potência, mas precisa de mais litros para se equivaler à gasolina.

O QUE É MELHOR PARA O MOTOR GASOLINA OU ÁLCOOL?

Tanto o etanol, quanto a gasolina, possuem seus prós e contras. O etanol, por exemplo, possui uma queima mais limpa, formando uma menor carbonização, porém, possui menor lubricidade que a gasolina. Enquanto a gasolina possui uma maior carbonização, mas possui uma lubricidade melhor, o que acaba auxiliando na bomba do combustível. 

No geral, o etanol é indicado para quem precisa de mais potência, enquanto a gasolina é apropriada para trajetos de cidade com o motor frio.

O QUE ACONTECE SE EU COLOCAR GASOLINA NO MOTOR A ÁLCOOL?

Quando um carro recebe um combustível que não é o recomendado, o motor pode entrar em combustão e muitas vezes o carro pode não chegar nem a pegar, prejudicando o seu funcionamento, como por exemplo, estragar as válvulas, velas de ignição e o cabeçote.

Caso você tenha um carro por assinatura ou carro alugado da UseCar e tenha abastecido com outro combustível que não foi o recomendado, não se preocupe, faça o seu agendamento de manutenção através do site, iremos te ajudar com isso!

Adicione seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

//