CARRO HÍBRIDO E CARRO ELÉTRICO: ENTENDA AS DIFERENÇAS

CARRO HÍBRIDO E CARRO ELÉTRICO: ENTENDA AS DIFERENÇAS

Na hora da escolha de um carro, tudo é avaliado e colocado em pauta, principalmente os gastos e economias que ele apresenta. Aqui vamos falar sobre as principais diferenças entre os carros híbridos e elétricos. Os pontos chaves que te ajudam na hora dessa importante decisão. O carro elétrico é fabricado com um motor 100% elétrico enquanto o carro híbrido tem a associação dos dois tipos de motores, o elétrico e o motor de combustão interna, como encontramos nos carros convencionais. Confira os benefícios e as diferenças entre eles!

Entenda como funciona o carro elétrico
Entenda como funciona o carro elétrico

O QUE É UM CARRO HÍBRIDO?

O carro híbrido que não é uma novidade no mercado mas que está em alta é um tipo de automóvel que usa o funcionamento de dois tipos de motores (motor de combustão interna e elétrico) para funcionar. O trabalho exercido pela junção dos dois motores contribui com a redução de gases poluentes emitidos em alta demanda. Essa combinação de motores também ajuda em uma maior eficiência na rotação das rodas e desempenho do automóvel.

Você pode aproveitar dessa vantagem em viagens mais longas, com maiores distâncias. O carro híbrido, ao contrário do carro elétrico, destaca por atingir esse potencial.

COMO FUNCIONA O CARRO HÍBRIDO?

O carro híbrido funciona a partir da ação de dois motores. Eles podem trabalhar simultaneamente quando o sistema central do veículo reconhece que o motor elétrico está com baixa carga de bateria. O sistema movido a combustão entra em ação e contribui para o carregamento rápido da bateria, o que é possível até se o carro encontra-se parado totalmente ou no trânsito.

 
O ponto chave para entender melhor o funcionamento do carro híbrido é compreender que o trabalho do gerador é absorver a energia cinética liberada e transformar a combustão em energia elétrica.

Entenda como funciona um carro híbrido
Entenda como funciona um carro híbrido

HÍBRIDO EM SÉRIE

Esse tipo de funcionamento no carro híbrido tem como objetivo a utilização dos motores em sequência. Depende da saída de um para ativar e alimentar o outro. Geralmente é o motor de combustão que sustenta o motor elétrico. 

No híbrido em série a energia do motor elétrico trabalha sobre as rodas, enquanto o outro fica responsabilizado de gerar a eletricidade necessária.

HÍBRIDO EM PARALELO

Nesse caso os dois propulsores (motores) entram em ação com a maior potência para gerar a força necessária, mas apenas um deles atua, enquanto o outro só trabalha para o melhor desempenho do veículo. Exemplos que têm grande adesão no mercado automotivo nessa categoria de carros híbridos são os da fabricante Honda: Civic Hybrid e Insight.

HÍBRIDO EM MISTO

O modelo mais encontrado quando falamos de carros híbridos, são os mistos. Esse modelo também usa os dois motores, mas de forma separada e simultaneamente.

O fator importante que os dois motores atuam sobre as rodas acentua a performance. Quando atuam juntos, um fica responsável de fazer o carro andar enquanto o outro trabalha para gerar a energia elétrica. Tudo isso muito bem definido pela programação de um computador de bordo.


Um exemplo de carro híbrido criado por esse sistema que é referência até os dias atuais, é o modelo Prius da Toyota.

CARRO HÍBRIDO: CONHEÇA AS DIFERENÇAS

Muitas são as diferenças do carro híbrido para o carro elétrico, como a faixa de preços no mercado, a eficiência e o principal que é o nível de emissão de poluição. 

O carro híbrido, como ainda usa o motor a base de combustão, é encontrado na tabela com preços similares aos carros convencionais. Comparado a um carro elétrico, o nível de emissão de gases poluentes ainda é alto devido aos combustíveis fósseis utilizados. O bom desempenho é resultado da junção dos dois tipos de motores. Por outro lado, o carro elétrico é totalmente dependente da autonomia da bateria.

CARRO HÍBRIDO NO BRASIL: CONHEÇA O CENÁRIO

Comparado a outros países que têm uma maior adesão de carros elétricos e híbridos como os países nórdicos, o Brasil está em baixa. Mas especialistas do ramo automotivo dizem que o futuro nessa questão é promissor e animador. 

Pesquisas mostram que até 2035 muitos brasileiros já terão considerado a compra de um desses modelos, o barateamento da bateria, o surgimento de novas tecnologias e o etanol como o principal combustível para a diminuição de gases poluentes são fatores que ajudarão para que esse ritmo mais lento mude. Com todas essas informações fica mais fácil conhecer os modelos híbridos disponíveis. 
Para mais conteúdos sobre mobilidade, novidades e principais tendências do mercado, continue a leitura no Blog UseCar!

2 Comments

Adicione seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

//