MAIO AMARELO: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE NÃO DIRIGIR COM O EMOCIONAL INSTÁVEL

MAIO AMARELO: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE NÃO DIRIGIR COM O EMOCIONAL INSTÁVEL

Apesar de muitas campanhas de conscientização relacionadas à segurança no trânsito usarem como pauta frases como “Se beber, não dirija!”, existem outros fatores que também podem ser considerados muito perigosos. Alguns sentimentos como raiva ou tristeza podem gerar um estado emocional instável muito grande, fazendo com que atrapalhe muito a concentração do motorista durante o trânsito. Segundo algumas pesquisas, dirigir com o estado emocional abalado é considerado muito mais perigoso do que dirigir falando no celular ou se distrair ao mexer no rádio.

Se você ficou interessado em compreender melhor sobre a importância de não dirigir com o emocional instável, além de entender mais a fundo sobre a campanha Maio Amarelo, seus objetivos principais e sua conscientização, não deixe de conferir essa leitura no Blog UseCar.

Leia mais informações sobre o Maio Amarelo e sua campanha para reduzir acidentes de trânsito.

O QUE É O MAIO AMARELO?

O movimento Maio Amarelo é uma campanha fundada em 2014, organizada através da participação de órgãos governamentais e organizações. Essa campanha busca conscientizar sobre a redução de acidentes de trânsito e evitar mortes, já que as estatísticas apontam que o maior índice de acidentes graves e fatais no Brasil tem como causa principal as falhas humanas. Porém, por conta da pandemia nos anos de 2020 e 2021, essa campanha teve que usar a internet para promover essa conscientização, através de sites, blogs e redes sociais, agora em 2022, essa campanha terá uma importância maior por promover encontros presenciais e mais dinâmicos. 

Sendo assim, vemos o quão importante essa campanha será neste ano de 2022, já que a pandemia trouxe consigo também muitos problemas pessoais e emocionais, visto que as pessoas estiveram reclusas por muito tempo e, consequentemente, problemas emocionais vieram à tona. 

COMO ESSA CAMPANHA SURGIU?

Essa campanha surgiu porque o mês de maio foi escolhido pela ONU como o mês da conscientização no trânsito, no dia 11 de maio de 2011. Com isso, o mês de maio se tornou uma referência mundial para conscientização nesse âmbito que visa combater acidentes. Já a cor amarela foi escolhida por ser uma cor que remete a atenção e destaque, além de simbolizar a cor da sinalização de trânsito, ou seja, o amarelo é advertência. 

O tema do ano de 2022 é “Juntos Salvamos Vidas!”, reforçando o quão importantes são os encontros atualmente pós-pandemia, para que os conceitos de segurança no trânsito sejam compartilhados e discutidos de uma maneira mais pessoal, além de mostrar de uma forma mais ampla as consequências que um emocional abalado pode ocasionar.

O MAIOR RISCO DE ACIDENTE

Apesar dos riscos envolvendo o estado emocional, o consumo de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas aumentam as chances de acidente em cerca de 35 vezes. Com base nos resultados, estudos consideram que mais de 30% dos acidentes podem ser evitados eliminando todas as distrações, além do excesso de velocidade (que é normal acontecer quando se está abalado emocionalmente) ficando responsável por 30% dos óbitos no trânsito brasileiro. Em outros países, esse número aumenta para 50%.

Apesar disso, não podemos minimizar o impacto que uma emoção abalada gera ao dirigir e redobrar a atenção quando for necessário dirigir emocionalmente instável, ou melhor, evitar dirigir em momentos em que não há um controle emocional.

COMO ALTERAR O ESTADO EMOCIONAL

Muitas situações do nosso cotidiano podem influenciar negativamente em nosso estado emocional, alterando o humor e até mesmo a forma de agir. Para melhorar e se controlar em situações como essas, existem algumas dicas que poderão lhe ajudar a se recompor antes de dirigir, e assim, reduzir os riscos de se envolver em acidentes. Confira:

  • Quando se sentir triste ou deprimido: faça alguma atividade que traga o seu bem-estar, como ligar para alguém que faça você se sentir melhor ao conversar ou desabafar, lembrar de momentos bons da sua vida, ouvir uma música que gosta, ler um livro ou assistir seus filmes preferidos;
  • Quando se sentir com raiva ou ansioso: respire pelo nariz, segurando o ar por alguns segundos e soltando pela boca, até se acalmar. Uma das formas de se acalmar é levantar a cabeça e contar até 60. Torne este um hábito diário, fazendo este exercício pelo menos uma vez ao dia. Organize suas ideias e tarefas para sair da confusão que gera a ansiedade;
  •  Quando estiver sem energia: respire rapidamente pelo nariz, inspirando e expirando em 1 segundo, durante 3 minutos;

Agora que você entende melhor sobre o Maio Amarelo e a importância dessa campanha no trânsito, saiba que na Usecar temos serviços de aluguel de carro ou assinatura de carros, preservando sempre a segurança do condutor e o conforto ao dirigir. Além disso, caso precise abrir mão do carro próprio, temos também o serviço de carsharing, orientado pelo uso da tecnologia e pelo movimento da economia compartilhada. Acesse o site e confira todos os serviços disponíveis!

Adicione seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

//